Movimento pela Transparência na Câmara Municipal ganha força a cada dia

Chaguinhas cobrou mais transparência para melhorar imagem do legislativo.

A cada dia ganha mais força o movimento pela Transparência na Câmara Municipal de São Luís. O tema que iniciado por cobranças deste blogueiro em uma série de reportagens em O Imparcial ainda em 2011, recebendo duras críticas de vereadores. Esta Legislatura parece ter se insurgido em um novo momento, no qual a sociedade, envolvida nas redes sociais, com muito mais acesso à informação, cobra informações sobre o gasto do dinheiro público.

Muitos vereadores já se manifestaram para que desta vez, finalmente, a Câmara Municipal instale o Portal da Transparência e possua um site com a publicação das Leis aprovadas, frequência dos parlamentares e todos os assuntos pertinentes ao poder legislativo municipal ao alcance de quem paga a conta: o contribuinte.

O vereador Francisco Chaguinhas (PRP) falou na semana que passou deste novo momento no qual os velhos vícios foram deixados para trás. Segundo o vereador, a falta de transparência reforça imagem negativa da Câmara. “Nós nos acomodamos, mas não podemos trair o sentimento daqueles que votaram em cada um de nós. Só através da transparência iremos construir uma pauta positiva no parlamento”, disse, pedindo que a Mesa Diretora estabeleça um cronograma também para julgar as contas dos ex-prefeitos.

Pedro Lucas disponibilizará gastos em site próprio.

O novato Pedro Lucas Fernandes (PTB) afirmou que disponibilizará um blog pessoal onde fará toda a sua prestação de contas até que a Câmara possua um Portal da Transparência. Ele afirmou que disponibilizará na página os gastos com verba indenizatória, Emendas parlamentares e demais gastos do mandato. Ele prometeu a ferramenta até a semana que vem.

Por falar na falta de cumprimento da referida Lei, Fernandes declarou que já está se buscando o entendimento para que o portal da Câmara e o portal da transparência voltem ao ar. “O presidente está de licença. Mas quando ele voltar, vamos buscar entendimento para que o site volte ao ar e coloque à disposição da sociedade alguns dados para termos mais segurança ao criticar. Dando a transparência necessária a Câmara dará um grande passo para o desenvolvimento de suas atribuições”, disse.

Este Blog entende que enquanto a Câmara Municipal não der visibilidade de suas ações, a imagem perante a sociedade continuará sendo esta, de uma casa com pouca serventia, em discussões inócuas e de onde não se sabe como os recursos são aplicados. Os vereadores acostumados às velhas práticas insistem em culpar a imprensa pela péssima imagem da Câmara, quando não veem que o problema é de dentro para fora.

Mas os ares da mudança começam a soprar e chegarão logo ao parlamento ludovicense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *