Começa campanha de vacinação de cães e gatos em São Luís

vacinaTeve início neste sábado (14), em São Luís, a segunda etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica 2013. Neste primeiro dia, 83 postos de vacinação foram instalados no centro da cidade e nos bairros Alemanha, Radional, Vicente Fialho, Bequimão e suas proximidades com foco na imunização de cães e gatos.

A meta da Campanha é imunizar 90 mil animais até o final de novembro deste ano. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) montou um cronograma que promoverá a partir da segunda fase da campanha, que se inicia já nesta segunda-feira (16), a vacinação “porta-a-porta”, quando as equipes do Centro de Zoonoses visitarão as residências para realizar a imunização necessária.

Para o secretário de Saúde, Cesar Felix, esta é uma ação grandiosa que está sendo realizada com o objetivo de erradicar a raiva no município de São Luís. “Mesmo com a instalação de postos volantes em diversos pontos da cidade a gente entende a dificuldade que muitas vezes a população tem de levar seu animal para ser vacinado. Por isso, resolvemos ir até a casa dessas pessoas, facilitando suas vidas e dando uma eficácia ainda maior à Campanha”, ressaltou.

Segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), São Luís passou mais de 20 anos sem registrar uma ocorrência da doença em humanos em sua região metropolitana. No ano passado foram 55 casos de raiva canina. Segundo o coordenador do CCZ, João Batista Pires, até o mês passado foram confirmados oito casos de raiva em São Luís. “Esses números estão muito abaixo dos que foram registrados no mesmo período em 2012. Isso é reflexo de um trabalho constante que vem sendo realizado pela Semus no combate e controle da raiva e outras zoonoses”, destacou. “Na primeira etapa da Campanha que aconteceu em junho deste ano, conseguimos imunizar 87 mil animais”, lembrou.

Para repetir o sucesso da fase inicial da Campanha, Pires reforça o apelo à população para que receba as equipes de vacinação em suas residências dentro das datas estabelecidas no cronograma. “Nossos profissionais estarão identificados e farão o trabalho de forma que traga segurança para aos moradores”, afirma.

Gisele Frazão, 43, moradora do Anil, diz já estar ansiosa para chegar a data onde as equipes passarão no seu bairro. “Eu tenho dois cachorros e é sempre complicado levá-los ao local de vacinação, mesmo sendo aqui perto. A gente acaba tendo muita coisa pra resolver, e eles vindo fazer a vacina aqui em casa, pra mim é muito mais fácil”, disse.

Já o estudante Augusto Santos, 24, morador do centro da cidade, que participou da Campanha neste sábado, levar seu cão para vacinar é mais que uma obrigação. “Eu passeio sempre com ele e não custa nada trazê-lo aqui no posto. A vacina foi rápida e ele nem se incomodou. A gente tem que colaborar. Eu cuido da saúde dele e acabo cuidando da minha também”, falou.

Durante todo o sábado, foi possível perceber uma grande movimentação de cães e gatos em vários pontos de vacinação.

 CRONOGRAMA DA CAMPANHA

Encerrada a primeira fase da Campanha com os postos fixos neste sábado, a segunda etapa se iniciará já na segunda-feira (16) com a vacinação diretamente nos domicílios. Para melhor organização as unidades de saúde são divididas por Distritos Sanitários, baseados nas regiões da cidade.

16 a 20/09 – Distrito Coroadinho (que envolve os bairros Coroadinho, Filipinho, João Paulo, Fátima e adjacências);

23/09 a 05/10 – Distrito Cohab (envolve os bairros Cohab, Cohatrac, Anil, Turú e proximidades);

21/10 a 31/10 – Distrito Tirirical (Bairros Tirirical, São Cristóvão, São Bernardo, João de Deus, Santa Bárbara, Vila Itamar, Pirapora, Santa Efigênia, Cidade Olímpica (I,II e III), Santa Clara, Vila Lobão, Janaína e outros do entorno);

18/11 a 22/11 – Distrito Vila Esperança (Estiva, Itapera, Maracanã, Pedrinhas, Quebra Pote, Tibiri, Coqueiro, Vila Sarney, Vila Esperança e demais do entorno);

25/11 a 29/11 – Distrito Itaqui-Bacanga (Bacanga, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Bacanga, São Raimundo, Gapara, Vila Nova).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *