Partido Solidariedade já tem Executiva no Maranhão

Homem de confiança de Simplício Araújo, empresário de Pedreiras Marcílio Ximenes comanda o PS no Maranhão.

Homem de confiança de Simplício Araújo, empresário de Pedreiras Marcílio Ximenes comanda o PS no Maranhão.

Com menos glamour que o Rede Sustentabilidade de Marina Silva, o Partido da Solidariedade de Paulinho da Força, deve receber o aval do Tribunal Superior Eleitoral para disputar as eleições do próximo ano, já na próxima terça-feira (10), pelo menos é o que esperam entusiastas do partido. Uma vez que o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável ao registro, dessa forma o julgamento do pedido do PS já está na pauta do TSE. Enquanto isso não ocorre, os diretórios estaduais já vão sendo montados e no Maranhão não é diferente.

Ontem, membros da comissão provisória registraram no cartório eleitoral do TRE-MA, a executiva estadual do partido. Neste primeiro momento, o PS terá como presidente Marcilio Ximenes (ex-presidente do PDT de Pedreiras) e sua sede será na cidade de Pedreiras. Porém a legenda deve nascer com nomes fortes no estado, o deputado federal Simplício Araújo é um dos cotados para integrar a legenda e futuramente assumir o comando do diretório estadual.

Segundo informações obtidas com representantes do novo partido, pelo menos 5 prefeitos e até 120 vereadores de municípios maranhenses devem estar se filiando. Também é grande a possibilidade da entrada de três deputados estaduais e ainda do deputado federal Domingos Dutra (PT).

Em Brasília, o clima é de euforia com o Partido da Solidariedade, pois existe uma expectativa que pelo menos trinta federais migrem para a legenda, o que tornaria o PS muito competitivo para 2014, chegando a ter tempo superior do que alguns partidos tradicionais como PDT e PSB, que devem ser os principais a sofrerem com perdas, caso o registro seja consolidado.

Procurado por nossa equipe para falar sobre o assunto, o deputado Simplício Araújo diz que não deseja falar sobre o assunto no momento e só irá se posicionar quando tiver tomado sua decisão final sobre sua filiação partidária. Mas de acordo com o que foi apurado, o presidente Marcilio Ximenes tem estreita relação com o parlamentar, o qual seria responsável por essa articulação.

Com o registro do PS, pode chegar ao fim de vez a disputa que ainda ocorre no PPS maranhense, onde a deputada estadual Eliziane Gama comanda a legenda, mesmo a revelia da maior parte do diretório estadual, que é mais ligada a Simplício Araújo. Diante disto é possível imaginar, que a legenda deve sofrer grandes baixas no estado, podendo chegar a ficar esvaziada.

Alheio a essas questões, a comissão provisória instalada do PS já anuncia a realização de uma série de encontros, focando principalmente a constituição dos diretórios municipais. Em um primeiro momento devem ser realizados seminários nas cidades de São Luís, Imperatriz e Caxias, com intuito de fortalecer o partido nas principais regiões do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *