FeliS: Documentário mostra história dos primeiros habitantes da Ilha de São Luís

Sugsestão CAPA 2013O jornalista e historiador Marcus Saldanha volta a apresentar o documentário Memória de Pedra em São Luís neste sábado (5) às 17h na Feira do Livro, na Praça da Juventude (Valdelino Cécio). Após a exibição haverá um bate-papo com o autor sobre a arqueologia pré-colonial na Ilha de São Luís. O convite partiu do poeta e jornalista Celso Borges, curador da FeliS que produziu um poema inédito que é o fio condutor da narrativa do filme.

Memória de Pedra foi produzido às vésperas das comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de São Luís e propõe uma reflexão sobre o passado ancestral dos primeiros habitantes, anteriores aos índios encontrados pelos europeus, denominados na literatura arqueológica pré-colonial de “paleoíndios”.

“Estes primeiros habitantes da Ilha chegaram seguindo curso de rios, na busca de alimentos, seja de caça, coleta ou pesca. Por milhares de anos, ocuparam o que viria a ser o Maranhão.”, ensina o autor que também leciona História na rede estadual de ensino.  O filme visa também valorizar o trabalho minucioso de profissionais da Arqueologia e História na reconstrução de um acervo a partir de artefatos de pedra, utensílios de cerâmica e restos do que um dia foi moradia desses seres humanos, como por exemplo, os sambaquis.

Jornalista e historiador Marcus Saldanha apresenta documentário "Memória de Pedra" na FeliS

Jornalista e historiador Marcus Saldanha apresenta documentário “Memória de Pedra” na FeliS

“Infelizmente, a maior parte dessa história encontra-se enterrada no subsolo por falta de pesquisa, sendo ignorado por moradores que encontram este tipo de material e o descartam e principalmente, sem ações adequadas do Poder Público.”, denuncia.

Neste sentido, o documentário em sua ampla capacidade de registrar experiências da realidade com liberdade e particularidades narrativas pode servir como elemento de sensibilização da sociedade na preservação do acervo pré-colonial da Ilha de São Luís, no sentido de conhecer e valorizar a “memória de pedra”, a saber, memória arqueológica pré-histórica.

Para a exibição, além do público em geral foram convidados alunos do Centro de Ensino Médio Operária I, no bairro da Cidade Operária, onde o autor leciona a disciplina História.

Sinopse:

O filme aborda a questão do patrimônio arqueológico pré-colonial da Ilha de São Luís no ano de comemoração dos 400 anos da fundação da cidade através de depoimentos de especialistas e da comunidade que vive próximo e até sobre os sambaquis, sítios pré-coloniais onde viviam os “empilhadores de conchas” há milhares de anos, muito antes dos europeus e dos tupis.

Informações Técnicas:

Gênero: Documentário – DVD – Colorido

Tempo: 40 minutos

Roteiro e Direção: Marcus Saldanha

Produção: Marcus Saldanha e Jacelena Dourado

Imagens: Rafael Pinheiro

Edição: Wesley Costa

Trilha Sonora Original: Luís Fernando Soares

Participação Especial: Celso Borges (narrando o filme com poemas inéditos)

Sobre o autor:

Marcus Saldanha é professor de história e jornalista. Nasceu em Brasília, mas desde criança mora em São Luís. Apaixonado por viagens percorreu mais de 160 cidades do Maranhão e conheceu de perto muitos dos sítios pré-coloniais maranhenses. Em 2003 escreveu seu primeiro livro “História do Maranhão” com um capítulo dedicado ao tema e em 2012 lançou seu primeiro filme: Memória de Pedra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *