Vacinação contra a raiva começa nova fase com 90 mil animais imunizados

vacinaComeça nesta segunda-feira (21) uma nova etapa da vacinação contra a raiva em cães e gatos em São Luís. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica que teve início no último dia 14 de setembro. Até agora, cerca de 90 mil animais já foram imunizados na capital maranhense em uma operação que está visitando as residências.

Para otimizar os resultados, a vacinação está sendo realizada por distritos sanitários. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já percorreram quatro distritos. Na próxima segunda é a vez do distrito da Vila Esperança que contempla as localidades da Estiva, Itapera, Maracanã, Pedrinhas, Quebra Pote, Tibiri, Coqueiro, Vila Sarney, Vila Esperança e demais do entorno.

No último dia 11 foi concluída a operação no distrito que compreende os bairros do Centro, Coroadinho, Cohab e Tirirical. Desde o início da campanha, já foram focos das equipes bairros como Cohab, Cohatrac, Anil, Turú,Tirirical, São Cristóvão, São Bernardo, João de Deus, Santa Bárbara, Vila Itamar, Pirapora, Santa Ifigênia, Cidade Olímpica (I,II e III), Santa Clara, Vila Lobão, Janaína e outros de suas proximidades.

Segundo o diretor do CCZ, João Batista Pires, a meta inicial de imunizar 90 mil animais foi alcançada. “Nós partimos agora para novas localidades e estamos em um ritmo bastante acelerado. Provavelmente, conseguiremos completar a última fase da campanha, prevista para o final de novembro com mais de uma semana de antecedência. Acredito que serão vacinados cerca de 130 mil animais”, destacou.

Diferente de anos anteriores, o Ministério da Saúde definiu que em 2013 a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica seria realizada em dois momentos. No primeiro ciclo da campanha, realizado em junho, 87 mil animais foram imunizados em São Luís, contemplando a meta estipulada. De acordo com o diretor do CCZ os excelentes números alcançados na vacinação “porta-a-porta” podem ser atribuídos ao investimento realizado pela Prefeitura, por meio da Semus e, também, à participação de forma consciente da população.

Mesmo com a campanha “porta-a-porta”, aqueles que por algum motivo não estavam em casa no momento da visita das equipes da Semus podem vacinar seu cão ou gato de segunda a sexta-feira na sede do CCZ que fica no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Cidade Operária. Além da vacinação, o Centro faz a avaliação e acompanhamento de animais com suspeita de alguma zoonose. Pessoas que tenham tido contatos com esses animais também podem procurar o CCZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *