Cidade Olímpica recebe Dia D contra a dengue nesta sexta

dengueA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza nesta sexta-feira (29), o Dia D de mobilização contra dengue, no bairro Cidade Olímpica. A programação será coordenada pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus e sucede a Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, realizada entre os dias 18 e 22 em oito distritos, cobrindo quase todos os bairros da cidade.

Durante toda a manhã serão desenvolvidas diversas atividades em torno da ação de combate ao mosquito. A abertura da programação será às 8 horas, na Unidade de Ensino Básico José de Ribamar Bogéa, com participação de representantes do Comitê da Dengue e de instituições parceiras. Logo em seguida à solenidade, agentes de saúde e integrantes da ação de combate à dengue vão encabeçar uma passeata nas ruas do bairro. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e Corpo de Bombeiros Mirim vão dar suporte para as atividades de rua.

Agentes comunitários de saúde; de combate a endemias e equipes do Programa Saúde da Família vão percorrer casa a casa com objetivo de repassar orientações e divulgando as principais ações de prevenção contras dengue. Nessa etapa serão utilizados panfletos informativos sobre dengue e outros agravos. Através desse material a Semus pretende repassar esclarecimentos sobre as atitudes corretas que a população deve tomar para preservar a saúde.

As equipes em passeata vão aproveitar para esclarecer sobre doenças sexualmente transmissíveis, dando especial destaque para a Aids. Serão distribuídos preservativos ao público masculino e feminino.

Diretores de unidades, supervisores gerais, coordenadores de área, e alunos estagiários do Curso de Medicina e da área de saúde do Uniceuma vão formar o conjunto de profissionais que darão atendimento à população na Unidade de Saúde. Serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia além de imunização com vários tipos de vacina.

 BOTA FORA

A programação desta sexta-feira (29) conta também com uma ação de limpeza no bairro, direcionada aos materiais inservíveis que geralmente ocupam parte das residências de São Luís. A iniciativa faz parte da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio da Superintendência de Limpeza Pública (Sulip).

O ponto de encontro será às 8h30, na Unidade Integrada Ribamar Bogéa. As equipes de trabalhos se dividirão por blocos a fim de melhor atender os 11 mil domicílios da área. “Nós iremos iniciar os trabalhos pela Avenida Jailson Sousa, onde fica o bloco A. Partindo para os blocos B, C e D. Nossa intenção é percorrer todo o bairro, quadra por quadra”, explicou gestora de Ação Comunitária e Educação Ambiental, Raimunda Lopes Gomes.

A orientação das equipes de trabalhos é que as pessoas coloquem os materiais inservíveis (móveis antigos, garrafas, pneus, restos de madeira, de construção, embalagens plásticas, etc.) que estão no quintal, nas calçadas para serem recolhidos pelos caminhões abertos da limpeza da Prefeitura.

Além do bota fora será realizado rodas de conversas nas unidades escolares, postos de saúde e visitas domiciliares, explicando para a comunidade a importância do descartes correto do lixo, coleta seletiva e ações de prevenção da dengue.

ROTEIRO DA CAMINHADA:

Encontro na escola

Desce a avenida 2

Entra 22 de janeiro

Sobe avenida 1

Retorna ao local de encontro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *