Praticamente garantido no TRE, Guerreiro Júnior disputará presidência com Froz Sobrinho

Guerreiro Jr está praticamente garantido na corte eleitoral de olho na presidência....

Guerreiro Jr está praticamente garantido na corte eleitoral de olho na presidência….

Caso não haja nenhuma surpresa daqui a cerca de um mês, o hoje presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, será o indicado para substituir José Bernardo Rodrigues no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). A partir daí, a disputa deverá ser dura entre Guerreiro Júnior e Froz Sobrinho pela presidência da corte eleitoral.

Nos corredores do Tribunal de Justiça do Maranhão, a eleição de Guerreiro Júnior já é dada como certa, exceto se houver um movimento muito grande nas próximas semanas. No dia 19 de dezembro encerra o biênio de José Bernardo Rodrigues. Pelo regimento interno, 30 dias antes ele deve comunicar o TJ da vacância para que seja aberto o processo eleitoral. A presidência do Tribunal então fará a eleição antes do final do mandato de Bernardo. Foi ventilado que o próprio Zé Bernardo poderia buscar uma reeleição, o que foi descartado pela maioria dos interlocutores do blog no Judiciário maranhense.

O desembargador Guerreiro Júnior confirmou ao blog a candidatura para a vaga do TRE, mas diz que precisa garantir primeiro os votos. “Sou candidato, mas daí a ser eleito ainda falta muita coisa. Só vamos saber no dia. Ninguém pode adivinhar o que vai acontecer. Temos que esperar”. Guerreiro quis falar menos ainda sobre a presidência já que, segundo ele, primeiro teria que ser eleito.

O desembargador Froz Sobrinho, que atualmente é corregedor e vice-presidente do TRE-MA, também acredita que Guerreiro Júnior deverá ser eleito para a vaga de Zé Bernardo. Questionado sobre a presidência, Froz não negou o interesse. “Sempre o vice é automaticamente cotado para assumir a presidência no mandato seguinte. Então, acho natural que estejamos no páreo”.

...mas o atual vice-presidente Froz Sobrinho quer comandar o processo eleitoral de 2014.

…mas o atual vice-presidente Froz Sobrinho quer comandar o processo eleitoral de 2014.

Se a vaga na corte é quase certa, a presidência ainda é uma incógnita inclusive porque os eleitores do presidente ainda estão sendo definidos. A nova corte do TRE que é quem elege o presidente ainda está sendo montada.

Para as duas vagas de advogados, o TJ formou duas listas tríplices. Na primeira lista foram escolhidos Eduardo Moreira, Roberto Feitosa e Adroaldo Souza. Para a segunda vaga, estão na disputa, Daniel leite, Daniel Blume e Riod Ayoub. A escolha final ficará a cargo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *