Protesto dos excedentes do concurso da Polícia Militar

Do Blog do Hilton Franco

protestopmNa manha desta quarta-feira (22), excedentes do concurso da Polícia Militar do Maranhão fizeram uma manifestação no retorno da Forquilha, em São Luís.

Com faixas e cartazes os manifestantes cobraram do governo do estado o aumento do efetivo da Polícia Militar. Mais de mil concursados aguardam serem chamados no concurso promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão em 2012.

‘A solução para o caos na segurança pública, para a vergonha nacional que o Maranhão hoje passa está aqui. São 15 mil jovens querendo entrar na PM e Corpo de Bombeiros. O governo do estado insiste em fazer concurso, onerando os cofres públicos. Nós somos 7 mil homens da PM, sendo que deveríamos ser 28 mil policiais, temos 1 PM para cada 916 habitantes. Temos uma zona rural com duas viaturas . Quando se chama uma viatura, não se chega por falta de efetivo. Não adianta comprar viatura, equipamentos, armamentos se não tiver efetivo ‘, disse o Cabo Campos.

protestopm2Segundo Campos o governo alega que há um imbróglio jurídico que impede a convocação dos excedentes, mas na reunião na OAB não foi comprovado.

A confusão toda foi causada por brechas no edital.

A primeira: O candidato que obtivesse nota maior que 24 pontos e não zerasse nenhuma das matérias estaria classificado para o Teste de Aptidão Física (TAF) e demais etapas do concurso, o que não aconteceu.

Segunda: Seriam chamados três mil candidatos para as demais etapas. Na primeira chamada foram 2.800. Devido ao alto índice de reprovação no TAF, houve a necessidade de uma chamada complementar. Foram convocados 857 candidatos para todo o Maranhão e mesmo assim não supriu a necessidade.

Terceira: Vagas ociosas. O grande índice de reprovação no TAF levaria ao fato de chamar novos candidatos respeitando a classificação. Isso se não preenchesse as vagas ofertadas.

Um novo protesto foi agendado para ocorrer nesta semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *