Prefeitura e Ministério da Integração iniciam mapeamento das áreas de risco em São Luís

mapeamentoareasderiscoA Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) se reuniu nesta segunda-feira (10) com a equipe da Pan Gea/Geologia e Estudos Ambientais para atender determinações do programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. O trabalho consiste no mapeamento das áreas de vulnerabilidade de desastres naturais de 821 municípios brasileiros. Os dados coletados serão levados ao Ministério da Integração para contribuir na redução do número de acidentes em áreas de risco pelo Brasil.

Segundo a superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, o objetivo do encontro foi disponibilizar a equipe da Defesa Civil Municipal para acompanhar os geólogos e técnicos ambientais da Pan Gea nas nove áreas, identificadas por eles, como críticas. “Vamos também receber orientações técnicas para tornar nosso trabalho mais dinâmico e produtivo. E o mais importante: no resultado final desse relatório, constarão aconselhamentos de como minimizar os riscos, as vulnerabilidades. Iremos adquirir estes conhecimentos para transmitir tanto à nossa equipe, como para a comunidade local”, enfatizou.

De acordo com o geólogo Fernando Machado Alves, as áreas de risco foram indicadas pelo Serviço Geológico do Brasil em 2012/2013. “Agora, as Consultorias contratadas vão fazer o detalhamento dessa análise de vulnerabilidade, ou seja, identificar e determinar quantas casas estão nestas áreas de risco; qual exatamente é o risco, colocar números, entender quais são os processos, para podermos, assim, indicar intervenções para reduzir o risco. Em suma, vamos tentar indicar obras, muros, piscinões, para se conseguir reduzir o risco para essas pessoas”, destaca.

CAPACIDADE DE RESPOSTA

Paralelamente, a equipe da Pan Gea/ Geologia e Estudos Ambientais fará uma avaliação da capacidade de Defesa e Resposta de Proteção Civil do Município, ou seja, o grau de mobilização e prevenção da Defesa Civil de São Luís para, se necessário for, indicar algumas melhorias.

“Procuramos atuar em vários níveis de erradicação e redução de risco, identificando obras para serem trabalhadas e indicando medidas de gerenciamento do risco, este o objetivo de nossa vinda a São Luís”, acrescenta o Geólogo, Fernando Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *