Mudança no resultado final do Concurso do IFMA

concursopublicoO Fundação Sousândrade divulgou a retificação do resultado do concurso público do Instituto Federal do Maranhão. Houve alteração significativa na classificação porque por algum erro técnico a FSADU sumiu com a pontuação de alguns candidatos e candidatos portadores de necessidades especiais. O erro foi corrigido no edital de ratificação do resultado do concurso.

Com a divulgação do edital de retificação, a Fundação Sousândrade abriu novo prazo para recursos que vai agora até o dia 25 deste mês.

Logo após a divulgação do resultado na última sexta-feira (20), houve uma grande manifestação de candidatos nas redes sociais, alegando que suas pontuações divulgadas nos resultados não eram condizentes com suas pontuações reais. Muitos candidatos de forma equivocada exigiam a anulação do concurso.

Alguns setores da imprensa foram contagiados pelo clima de revolta dos candidatos, alegando que haveria fraude no concurso. Porém, é preciso distinguir erro técnico de fraude. Não havia indícios de que algum candidato havia sido favorecido (com aumento de pontuação), mas candidatos perderam pontos, o que está sendo corrigido agora.

Outras eventuais injustiças podem ser contestadas por recurso. Mas a anulação do concurso é um recurso só favoreceria quem justamente não foi aprovado e prejudicaria quem estudou e foi aprovado legalmente.

Confira o resultado retificado AQUI 

 

16 pensou em “Mudança no resultado final do Concurso do IFMA

  1. Como você pode alegar essa informação de que houve um erro técnico?

    “Houve alteração significativa na classificação porque por algum erro técnico a FSADU sumiu com a pontuação de alguns candidatos e candidatos portadores de necessidades especiais. O erro foi corrigido no edital de ratificação do resultado do concurso.”

    Candidatos que não estavam na lista aparecem na lista e candidatos que estavam com posição inferior a outros agora aparecem com duas questões a mais (cada questão totaliza em dois pontos), sendo que o números de questões anuladas foram apenas uma (1) nesta lista que menciono (assistente administrativo).

    Como pode alguém receber pontuação por duas questões?

    Como pode uma empresa esquecer de acrescentar pontos ao candidato? a folha resposta é analisada por aparelho ou o somatório dos pontos é realizado exaustivamente? se for exaustivamente eu acredito que ocorreu erro ou falha, porém se foi por meio de aparelhos, como explicar pontos sumirem e aparecerem?

    • EU afirmei que foi erro técnico independente se a pontuação for manual ou eletrônica. Na primeira divulgação, candidatos tiveram suprimidos quatro pontos (não é questão anulada, mas pontos que não haviam sido computados). Eu me refiro ao erro técnico por não haver indicio de fraude. A Fundação admitiu o erro (não colocar os pontos de alguns candidatos) e corrigiu. Muito se falou em fraude na primeira divulgação, mas caso a intenção fosse beneficiar alguém, era muito mais fácil aumentar os pontos de quem quer se beneficiar do que sumir com pontos dos outros.

  2. Entrei em contato com a Fsadu para que me enviasse minha classificação na lista de excedentes para cota de PCD, ele negaram, disseram que não disponibilizam essa essa lista. Daí faço uma pergunta, e se por acaso alguém desistir não tenho direitos como excedente na lista? Isso está muito errado, é direito do concurseiro obter essa informação.

  3. Tenho uma amiga funcionaria do IFMA polo Alcantara e foi fiscal do ultimo concurao do ifma 2014. Aconteceu algo agora no resultado final que todos da instituicao se surpriendeu um candidato nao respondeu a prova porq dormiu na sala e nem marcou o cartao resposta e pra surpreza de todos esse candidato passou em primeiro colocado com 100%! Os proprios funcionrios da instituicao ifma polo alcantara levaram o assusnto a reitoria e nada foi feito! Gostaria se fosse possivel vcs investigasse porq isso e muito serio.

    • Ele dormiu e entregou o gabarito em branco? Se ele respondeu, poderia ter feito a prova rápido e dormido até a hora de entregar e aí é difícil provar algo. Mas se entregou o gabarito em branco, é preciso uma representação para investigar porque, aí sim, é gravíssimo.

  4. Algo posso afirmar: eu passei com muito estudo. Não conheço ninguem da Sousandrade. Economizei para poder viajar, pagar hotel e alimentação. Fiz minha prova sofrendo com um calor horrivel q estava, numa escola q não sei como um aluno pode aprender algo. Se o concurso for anulado serão pessoas conscientes q passaram sendo prejudicadas. Se o erro ocorreu apenas em um ou outro cargo q seja refeita as provas desses e não do todo.

  5. Boa tarde senhores. Fiquei como excedente neste concurso e gostaria de saber se os excedentes do concurso anterior foram nomeados?

  6. Oá! Senhores,

    Alguém sabe informar porque o IFMA não iniciou ainda a nomeiação dos candidatos aprovados?

    Muitos órgãos que fizeram concurso]] na mesma época já convocaram os aprovados e até mesmo os candidatos do cadastro de reserva …Um Exemplo é UFCA…
    Não escuto nada nenhuma notícia? Alguém viu alguma notícia …Geralmente é assim? …ocorre em todos os concursos com IFMA? … Alguém tem alguma experiência com essa instituição, IFMA?…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *