Prefeito Edivaldo anuncia Plano de Educação para o Trânsito

Lancamento_Campanha_Edudacao_Transito_Foto_A.Baeta_350O prefeito Edivaldo anunciou nesta quinta-feira (26) o Plano de Educação para o Trânsito da Prefeitura de São Luís, executado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O plano tem como meta resgatar os índices seguros do trânsito em São Luís, já que atualmente a cidade ocupa o 11º lugar no ranking das capitais brasileiras mais violentas no trânsito.

Durante o evento, o prefeito Edivaldo lembrou que a cidade estava há cinco anos sem campanhas de educação para o trânsito e que, com as novas medidas, pretende reduzir os índices negativos da cidade. “Após cinco anos sem campanhas educativas para o trânsito, retomamos hoje este importante projeto em nossa gestão. São Luís ocupa hoje um ranking negativo em relação à violência no trânsito no país e queremos deixar um legado diferente para nossa cidade. Queremos voltar a ser exemplo de boa educação no trânsito e, assim, contribuir com a qualidade de vida da população”, disse.

No planejamento que contempla todo segundo semestre de 2014, a Prefeitura chamará as instituições de ensino da capital maranhense, empresas, órgão de classes e a população para a promoção de posturas adequadas no trânsito. Na programação, estão inclusos cinco seminários temáticos para idosos, profissionais do transporte (motoristas de coletivos, cobradores, taxistas, mototaxistas) e condutores de tração animal, um passeio ciclístico, a campanha “Na cidade sem meu carro” e palestras em empresas parceiras da Prefeitura.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, destacou o trabalho baseado no tripé que sustentará as ações de trânsito: engenharia, fiscalização e educação. “Além das campanhas educativas, vamos trabalhar com a intensificação da fiscalização na cidade, revitalização da sinalização horizontal e vertical, troca dos pardais, placas de sinalização, botoeiras redutoras de velocidade e a fiscalização eletrônica: tudo isso compondo o conjunto de melhorias do trânsito da cidade e de promoção da paz no trânsito”, disse.

Na ocasião, representando o Presidente da Câmara Municipal, Isaías Pererinha, o vereador Gutemberg Araújo parabenizou a iniciativa do município em retomar a preocupação com o processo de conscientização da população quanto aos cuidados no trânsito.

Com a volta às aulas, no dia 14 de julho, terá início a Semana Municipal de respeito à faixa de pedestres. Durante a Semana, o personagem Joca, mascote das campanhas educativas, estará na porta das escolas conscientizando os pedestres, motoristas e todos que compõem o trânsito a respeito da importância de fazer o uso adequado e respeito à faixa.

FESTAS JUNINAS E COPA DO MUNDO

Durante o período das festividades juninas e da Copa do Mundo, a mascote Joca e a Companhia Cambalhotas apresentam ao público a campanha educativa “Copa e São João, muitas outras festas virão – Se Beber, não dirija!”, que está atuando em vários pontos da cidade orientando a população a adotar uma postura defensiva no trânsito e lembrar sempre do perigo da mistura de bebidas alcoólicas com a direção.

A peça tem como personagens principais o Pai Francisco e Mãe Catirina, que lembraram ao público o perigo de juntar bebida alcoólica e direção. Na encenação, para atender ao desejo da mulher Francisco pega o carro embriagado e sofre um acidente. Durante a esquete, funcionários da SMTT distribuíram panfletos informativos sobre a campanha.

Acompanharam a apresentação do plano os secretários municipais, Robson Paz (Comunicação); Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar); Tati Lima (Informação e Tecnologia), Gustavo Marques (Projetos Especiais); Diogo Lima (Urbanismo e Habitação) e José Cursino (Planejamento). Os vereadores Astro de Ogum, Edmar Gomes Rodrigues (PSDB); Francisco Chaguinhas (PRP); Osmar Filho (PSB); Gutemberg Araújo (PSDB), Pavão Filho (PDT) e o deputado estadual Othelino Neto (PPS), além de representantes de entidades relacionadas ao tema, também compareceram ao lançamento.

5 pensou em “Prefeito Edivaldo anuncia Plano de Educação para o Trânsito

  1. Essas estratégias são de suma importância na minha opinião. Infelizmente, mesmo com todas as campanhas de conscientização no trânsito, é muito claro para todo mundo que as infrações acontecem com muita frequência. Por este, e por outros inúmeros motivos que não vou listrar neste comentário, é de suma importância estas campanhas de conscientização. A prefeitura tem investido nisso, e deve continuar. Creio esta é uma ferramenta que agrega no que diz respeito a conscientizar os motoristas.

  2. É de suma importância esse plano de educação no trânsito, realmente não temos que um trânsito saudável, porém motoristas e pedestres devem ser mais conscientes do seu próprio comportamento nas vias, o bom comportamento no trânsito só nos garante o melhor!!!

  3. é o que a cidade tava precisando. tem gente que vai pro transito e nao tem a mínima consciencia de que a vida dele e de outras pessoas está em jogo e age com irresponsabilidade no volante. a violencia ta demais e até em shopping ninguém respeita. e se cada um fizesse a sua parte e fosse educado no transito a prefeitura estaria investindo em outras ações…

  4. Boa. Consciencia meu povo, que o transito já é uma das maiores causa de morte entre os jovens. Campanhas assim são sempre uma boa ideia.

  5. O prefeito Edivaldo está resgatando valores administrativos q o último prefeito deixou de lado. Plano de trânsito é de extrema importância para sociedade como um todo. Acho q a educação é sempre a melhor forma de se conquistar posturas mais racionais e de construir cidadãos de bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *