Prefeito Edivaldo moderniza sistema de fiscalização viária eletrônica em São Luís‏

Semaforo_Acesso_Av Litoranea_Honorio Moreira_3915A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), moderniza o sistema de sinalização e fiscalização eletrônica na capital. A ação de substituição de conjuntos semafóricos, que terão radares fotográficos embutidos, além de controladores inteligentes, faz parte do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito. As inovações técnicas na sinalização irão garantir maior fiscalização, controle de velocidade e a própria fluidez no tráfego.

“Estamos trabalhando para promover mobilidade urbana diariamente à população. Isso envolve um conjunto de medidas, e temos intensificado nossa atuação tanto na área estrutural quanto no controle, disciplinamento e reorientação do tráfego. A mudança do sistema de fiscalização eletrônica, com novos semáforos, integra o plano, e deve também reduzir o número de acidentes”, disse o prefeito Edivaldo.

Ao todo, haverá a substituição dos semáforos em 150 cruzamentos de São Luís. Na Avenida dos Holandeses, na altura da entrada da Litorânea e no acesso à Raposa, e na Daniel de La Touche, próximo ao Bambuzal e à SMTT, a Prefeitura já implantou os novos equipamentos. A amostragem será testada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, após a aprovação, haverá fase de adaptação de 15 dias para o início do funcionamento do sistema.

A readequação do sistema foi resultado de estudos, que identificaram novos pontos de gargalo e alterações dos locais de maior demanda. Especialistas da SMTT constataram que pontos anteriormente considerados de alto fluxo tiveram a configuração alterada e, assim, efetuaram o reordenamento. A Avenida dos Holandeses e a Litorânea são exemplos de locais que devem receber semáforos novos.

Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, essa é uma das medidas adotadas pela SMTT para intensificar a fiscalização e organizar o trânsito da cidade. “Sob determinação do prefeito Edivaldo, estamos realizando essas ações de melhoria na sinalização vertical com o intuito de reorganizar o trânsito na cidade. Outras ações estão sendo planejadas e executadas para alcançarmos bons resultados”, afirmou o titular da pasta.

 

CONTROLADORES INTELIGENTES

O temporizador digital interno dos semáforos, a partir do novo sistema, realiza adequações automáticas compatíveis à passagem de veículos registrada. Com os controladores inteligentes, a nova sinalização permitirá que a contagem da abertura e do fechamento dos sinais seja alterada de acordo com a intensidade do fluxo de veículos. Além dos semáforos, será trocada toda a parte elétrica que compõe a sinalização.

Os modelos adotados, além de controlar o avanço, irão mensurar a velocidade com que o veículo cruza a sinalização, funcionando como um radar convencional, que disciplina a redução de velocidade. O objetivo é promover a diminuição do número de acidentes no trânsito, fixando a velocidade máxima em 60 km/h.

Com a mudança, a visibilidade da sinalização vertical também será facilitada. Os semáforos substituirão as lâmpadas incandescentes que restavam pelas fluorescentes, de LED. O modelo garante mais segurança aos motoristas e pedestres, pois os semáforos com LED permitem melhor visibilidade, mesmo com a incidência direta do sol sobre eles.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *