Sucesso da festa junina do Terreiro de Maria

5 (38)As crianças do Tambor de Crioula Mirim Arte Nossa abriram a segunda noite da programação do “Terreiro da Maria”, no arraial da Prefeitura de São Luís montado na Praça Maria Aragão. Aplicados, os pequenos dançarinos encantaram o público e fizeram uma apresentação ritmada com os tambores comandados por adultos.
A segunda atração da noite foi o grupo alternativo Companhia Encantar. Leonardo Botta, diretor e presidente da manifestação, disse não conter a emoção. “Esse arraial é o maior de São Luís. É um ponto central, por sua localização e transporte público de fácil acesso. Além disso, consegue reunir um público diversificado, com pessoas de várias classes sociais convivendo de forma harmoniosa”, destacou.
O grupo é definido por Leonardo Botta como para-folclórico, por trazer em suas apresentações homenagens aos quatro sotaques do Bumba-meu-boi do Maranhão, além de referências ao tambor de crioula, dança do lelê, coco e o cacuriá.
O sábado de atrações no arraial teve ainda show com Tutuca, que, além de cantar músicas de sua autoria, homenageou o cantor Jair Rodrigues, falecido este ano, interpretando Disparada, composição de Geraldo Vandré. Enquanto o artista se apresentava no palco principal, as bandas Trio Poeirão e Forró Animado colocavam os casais para dançar na Barraca do Forró.
5 (88)O Bumba-meu-boi da Liberdade adentrou o tablado da Maria Aragão sob uma forte chuva. O público não arredou pé e assistiu a apresentação do grupo de sotaque de zabumba dançando ao som das toadas com disposição. Disposição encontrada também nos brincantes do Bumba-meu-boi de orquestra Brilho da Ilha. A estudante do Ensino Médio, Ednaygela Cristina, 15 anos, já estava na terceira apresentação, mas não demonstrava cansaço. “É meu primeiro ano na brincadeira e estou muito feliz. Para mim, cansaço é uma palavra que não existe”, afirmou.
As matracas do Bumba-meu-boi do Maracanã fizeram homenagem a Copa do Mundo e a participação da Seleção Brasileira no Mundial. Com mais de cem integrantes e contando cem anos de fundação, foi o último grupo da noite de programação do arraial organizado pela Prefeitura.
SEGURANÇA
Para garantir conforto e tranquilidade ao público durante a realização do Terreiro da Maria, a Prefeitura de São Luís reforçou a segurança na Praça Maria Aragão, com a presença de 48 guardas municipais, 35 fiscais de evento, 35 agentes da Blitz Urbana, além de 14 policiais militares, 10 agentes do Corpo de Bombeiros, 40 brigadistas e ainda 60 seguranças particulares.
Durante toda temporada junina, o evento contará com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e carro do Corpo de Bombeiros. “As famílias e os turistas podem ter certeza que tudo está sendo feito para garantir o bem estar de todos”, assegura o coordenador de Infraestrutura e Logística da Fundação Municipal de Cultura (Func), Agnaldo Castro Rego.

5 pensou em “Sucesso da festa junina do Terreiro de Maria

  1. Arraial está tudo de bom, fui com minha familia e estou adorando, festa linda, cultura maravilhosa, tudo muito bem organizado, parabéns aos responsáveis.

  2. Gente q coisa mais linda. Estou muito encantada com a estrutura q foi montada para a população prestigiar e apreciar as maravilhas q o nosso estado oferece através da cultura. A prefeitura está de parabéns pelo lindo espaço q foi montado na pra ça Maria Aragão.

  3. Gente, adorei o arraial. E minha família então, nem se fala. Tá tudo tão lindo. E está em clima de festa em família. Com certeza, irei mais vezes, afinal, esse período junino passa rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *