Não existe “fábrica de multas” se não existirem infratores

Semáforo com radar: mais segurança no trânsito

Semáforo com radar: mais segurança no trânsito

Nas redes sociais, algumas pessoas foram levadas na “onda” de criticar a administração de São Luís pelo novo formato dos semáforos, que agora também funcionam como medidores de velocidade e os pardais já estão em funcionamento para multar infratores. Mesmo pessoas que dirigem com responsabilidade se deixaram levar pela critica vazia. Do mesmo modo que a ação mais forte da Operação Lei Seca, do Detran-MA, não pode ser considerada errada.

O novo sistema foi amplamente divulgado, inclusive em matérias na TV Mirante. Não se pode dizer que existe uma “máquina de multas”, quando o motorista deve seguir as normas de trânsito. Ainda que o semáforo registre a velocidade, a pessoa só será multada porque excedeu o limite, o que não deveria fazer mesmo que não houvesse fiscalização.

A multa só é resultado de uma ação irregular do condutor. Caso nenhum motorista cometer infração, a prefeitura não terá nenhuma multa. Ganha o cidadão que terá um trânsito mais humano. Mas se alguém comete infração, deve pagar por isso.

Operação do Detran-MA coage infrações

Operação do Detran-MA coage infrações

Este blog é crítico das ações do governo do estado, que na maioria das vezes só tem iniciativas voltadas para as eleições. Mas não há motivos para criticar a Operação Lei Seca, promovida pelo Detran-MA. Não poderia dizer que o Detran está montando “máquina de arrecadação” para beneficiar A ou B, uma vez que existe a necessidade da fiscalização e da redução de acidentes no Maranhão.

Não há como criticar o Detran e a Polícia Militar por simplesmente fazer o que é seu dever: fiscalizar e punir quem dirige sob efeito de álcool, comete adulterações no veículo, dirige sem habilitação ou infringe qualquer norma do Código Brasileiro de Trânsito. Da mesma forma se ninguém infringir a lei, o governo do estado não arrecada nada e o estado ganha com menos mortes no trânsito.

Assim, só pode chorar com fiscalização quem comete irregularidades. E creio que não é a maioria da população. Muitos criticam apenas por serem levados pela “onda”.

Postagem de blog apócrifo faz apologia à infração de trânsito. Mas por que alguém dirigiria a 90km/h em uma via de 60km/h

Postagem de blog apócrifo faz apologia à infração de trânsito. Mas por que alguém dirigiria a 90km/h em uma via de 60km/h?

8 pensou em “Não existe “fábrica de multas” se não existirem infratores

  1. concordo, clodoaldo. desde quando esse sistema foi implantado que falo que só quem ta rcelamando disso é quem é acostumado a cometer infrações a torto e a direito e nao é punido. as ações conjutas só tendem a disciplinar o transito daqui. e como diz o ditado, quem nao deve nao teme.

  2. MEU NOBRE JORNALISTA NÃO CONSIGO ENTENDER POR NO ESPAÇO DE MENOS DE 01 KM NA AV.. CARLOS CUNHA ENFRENTE AO SHOPPING SÃO LUIS EXISTE 04 SEMAFAROS DOIS EXCLUSIVAMENTE PARA SAIR DO MESMO

  3. Ao meu ver, quem mais reclama são aqueles que mais devem cometer infrações. Tava mais do que na hora de tentar dar uma lição mais severa pra essa galera, já que só falar e avisar não adiantaram muito!

  4. BF, vai ver tu não entende pq não és engenheiro de transito, né! Seu papel como cidadão não é entender, é o obedecer os sinais e as leis de transito.

  5. Absolutamente preciso o discernimento de Daniel Matos. Não há como pagar multas de maneira exagerada se não houver quem cometa as infrações. O trânsito de São LUís anda muito violento. É preciso tomar de fato medidas mais energicas para coibir aqueles que acham que o trânsito é uma brincadeira.

  6. Sou super a favor desses novos semáforos e da operação lei seca, se todos tivessem responsabilidade com seu comportamento nas vias da capital, teriamos um trânsito mais seguro e sadável. Esses que criticam tenho certeza que são pessoas que não tem bons comportamento no trânsito. Isso é um bem para nós que funcionamos somente assim, na base de multa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *