Candidatos a presidente não virão ao Maranhão

Glaucione Pedroso

O Imparcial

Dilma, Marina e Aécio se desinteressam das eleições do Maranhão

Dilma, Marina e Aécio se desinteressam das eleições do Maranhão

Existia uma grande expectativa pela vinda da presidente Dilma (PT) e do ex-presidente Lula (PT) ao Maranhão, porém eles não vêm mais. No entanto não serão os únicos, os demais presidenciáveis não devem vir ao Maranhão durante a reta final das campanhas. Alguns candidatos já vieram ao estado em ocasiões anteriores. Dessa forma Dilma Rousseff será a única candidata, entre os três primeiros colocados, que não virá durante todo o período eleitoral.

No lugar de Dilma viria o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) para subir no palanque de Lobão Filho (PMDB). Porém, os petistas já descartam a possibilidade. Lula é um dos maiores líderes da legenda e ainda carrega um alto nível de popularidade no país. “Não tem confirmação oficial sobre a vinda dele”, afirmou o presidente do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro.

Raimundo Monteiro explicou que a campanha de Dilma é a prioridade do ex-presidente. “Por enquanto não está definido agenda porque ele está muito ocupado com os estados do Sul em que Marina tem votação expressiva. Aqui o PT tem boa votação, então ele tem que concentrar esforços naquela região”, ressaltou. A dirigente nacional do PT no Maranhão, também confirma a informação: “Lula não virá ao Maranhão”.

O próprio candidato ao governo pelo PMDB, Lobão Filho, já comenta o fato abertamente. Durante a visita de Michel Temer (vice-presidente da República) e a ministra Ideli Salvati, Lobão Filho disse que o Lula está com uma agenda extensa e com uma grande preocupação de garantir a vitória da presidente Dilma, por isso concentrará suas atividades na região sul/sudeste.

O presidenciável Aécio Neves (PSDB) foi o campeão de visitas ao Maranhão. Veio a primeira vez, antes da campanha, ainda em maio, para anunciar a aliança dos tucanos com os comunistas e a indicação do deputado federal Carlos Brandão (PSDB). A segunda visita contou com o cumprimento de agenda na região tocantina, na cidade de Imperatriz. A assessoria do PSDB no Maranhão informou que o tucano irá concentrar também seus esforços no sul e sudeste, “como já era de se esperar”, destacaram.

A candidata Marina Silva (PSB) também já veio ao estado durante o período das eleições, na condição de vice, na chapa de Eduardo Campos. Apesar de alguns correligionários confirmarem a vinda da candidata, o vice-presidente do PSB no Maranhão, o candidato ao Senado, Roberto Rocha (PSB), admitiu que ainda não há nada confirmado. “Não temos confirmação ainda, porém Marina já aparece em nossos palanques virtuais e com efetiva campanha no Maranhão”, destacou Roberto.

Outro aliado da socialista no estado, o candidato ao governo Zeluis Lago (PPL), foi informado que Marina não virá mais ao Maranhão no primeiro turno.

Demais presidenciáveis
Além deles, o candidato Zé Maria (PSTU) esteve em São Luís, durante a pré-campanha, para lançar a candidatura de Saulo Arcangeli ao governo e retornará no próximo dia 27, quando fará uma caminhada pela Rua Grande. Outro presidenciável que fez presença no estado foi Mauro Iasi (PCB), que participou de atos do partido e eventos acadêmicos na capital maranhense. Luciana Genro (PSOL) deve desembarcar nos próximos dias na cidade, como informa o candidato a governador Luís Pedrosa (PSOL).

Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Eduardo Jorge (PV) e Rui Costa Pimenta (PCO), não tem previsão de agenda em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *