Prefeito Edivaldo entrega 12 veículos para atendimento do Saúde da Família

Edivaldo, Helena Duailibe e vereadores entregam os veículos

Edivaldo, Helena Duailibe e vereadores entregam os veículos

O prefeito Edivaldo entregou, nesta sexta-feira (19), 12 novos veículos para retomada do atendimento domiciliar do Programa Saúde da Família (PSF). As visitas estavam paralisadas há mais de cinco anos na capital e com a aquisição dos automóveis serão reativadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A iniciativa integra o conjunto de ações do Projeto Municipal de Qualificação, Articulação e Fortalecimento da Atenção Básica.

A frota possibilitará o atendimento de 47 unidades básicas de saúde, na realização de visitas domiciliares feitas por 108 equipes de profissionais integrantes à Estratégia Saúde da Família. “Nosso objetivo é disponibilizar à população unidades de saúde bem estruturadas, acompanhamento profissional qualificado e o mais próximo possível da comunidade”, afirmou o prefeito Edivaldo durante a entrega dos veículos.

O serviço prestará assistência a pacientes acamados, mães nas primeiras semanas pós-parto, convalescentes, idosos, hipertensos e diabéticos, que necessitem de atendimento e acompanhamento especializado. As ações se estendem ainda ao trabalho de busca ativa para resgatar o tratamento de pacientes hansenianos que abandonaram a terapia.

O prefeito informou que esta semana esteve no Ministério da Saúde, onde reuniu-se com o ministro Arthur Chioro. Na oportunidade, o ministro garantiu mais recursos para a atenção básica de saúde em São Luís. “Solicitamos também mais ambulâncias para o SAMU e, em breve, nossa cidade contará com novos veículos prestando o atendimento de urgência”, disse.

No ato de entrega dos novos veículos, o prefeito Edivaldo destacou o Projeto de Qualificação, Articulação e Fortalecimento da Atenção Básica como uma ação prioritária da atual gestão na prevenção de doenças e no cuidado com as pessoas, para que usufruam de um atendimento com qualidade e humanizado. O projeto contempla uma gama de ações voltadas à área a partir de três eixos: revitalização das unidades, qualificação dos profissionais e conectividade dos dados de atendimento.

Outras ações estão sendo executadas para reestruturar a rede municipal de saúde, como a reforma de 53 unidades básicas de saúde, as reformas do Socorrão I e II, a restauração e ampliação do Hospital da Criança, a aquisição de novas ambulâncias, as intervenções no Hospital da Mulher, entre outras medidas.

A secretária Helena Duailibe (Saúde) afirmou que o prefeito Edivaldo tem envidados todos os esforços para fazer com que a saúde em São Luís evolua em seus indicadores. “Trabalhamos pela melhoria em todos os níveis de atenção à saúde. Entretanto, estamos com um cuidado todo especial voltado à atenção básica, desenvolvendo um projeto revolucionário nessa área, porque entendemos que a saúde precisa ser estruturada na sua porta de entrada, que é o primeiro atendimento”, argumentou.

Participaram da solenidade de entrega dos veículos os vereadores Pavão Filho (PDT), Alencar Gomes (PDT), Marquinhos (PRB), Fátima Araújo (PRP), Batista Matos (PPS) e Anderson Martins (PRB), além dos secretários Rodrigo Marques (Governo), Geraldo Castro (Educação), Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Robson Paz (Comunicação); o presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município, Raimundo Penha; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves; o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho.

Visitas

Para início das visitas domiciliares, a Semus já elaborou o cronograma diário de atendimentos. O serviço será realizado por equipes do PSF, composta por um médico generalista, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Conforme a secretária Helena Duailibe, para que as pessoas tenham um atendimento ainda mais digno, o município está desenvolvendo uma gama de ações que vão desde a reforma das unidades básicas até o resgate de projetos importantes nessa área, como é o caso das visitas domiciliares realizadas pelas equipes do PSF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *