Eliziane não conseguiu transferir votos de Marina para Aécio em São Luís

Eliziane e Aécio tiveram duro golpe em São Luís

Eliziane e Aécio tiveram duro golpe em São Luís

A presidente reeleita teve 362.075 votos em São Luís neste segundo turno. Foi um percentual de 70,41% do eleitorado da capital maranhense. São Luís foi a segunda capital onde a petista teve maior votação neste turno.

No primeiro turno, a presidente reeleita teve em São Luís 254.580 votos (49,54%). A candidata Marina Silva obteve 159.601 (31,06%) votos. Aécio Neves ficou com 79.343 votos (15,44%). A deputada federal Eliziane Gama (PPS), tida como a principal aliada de Marina no Maranhão, não conseguiu levar os 79 mil votos da aliada para Aécio (candidato apoiado por Eliziane no segundo turno).

A migração normal dos votos de Marina seria para Aécio Neves. Porém, a presidente recebeu o maior percentual da votação de Marina. Dos 31% que ela teve em São Luís, cerca de 6% foram para Aécio contra 25% levados para a petista.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, entrou na campanha quando Dilma estava em queda nas pesquisas em todo o país e participou de atos ao lado do ministro das relações institucionais Ricardo Berzoini. Com o apoio Edivaldo, Dilma ganhou 107.495 votos a mais em São Luís no segundo turno. Somente a votação a mais de Dilma em relação ao primeiro turno é igual ao total de votos de Aécio teve no segundo turno em São Luís.

Edivaldo conseguiu a vitória da presidente, e de quebra, se fortalecer diante dos principais adversários na disputa da prefeitura de São Luís em 2016, que apoiavam Aécio Neves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *