Projeto da Univima acaba com possibilidade de continuar obra de Niemeyer

Nova sede da Univima. governo quer instalar onde está prevista Anfiteatro projetado por Oscar Niemeyer

Nova sede da Univima. governo quer instalar onde está prevista Anfiteatro projetado por Oscar Niemeyer

A obra da nova sede da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), anunciada no mês passado pela governadora Roseana Sarney, pode contribuir ainda mais para a descaracterização arquitetônica do Centro Histórico de São Luís – reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade. A obra está prevista para ser executada em apenas 30 dias.

Orçada em quase 7 milhões, a obra com caraterísticas divergentes do centro histórico será exatamente onde está prevista a implantação da segunda etapa do memorial criado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em homenagem a Maria Aragão.

O futuro titular da Sectec, Bira do Pindaré, alertou para a problema do prédio não permitir a conclusão da obra do maior nome da arquitetura brasileira. “Nós não podemos abrir mão de um projeto do Oscar Niemeyer que complementa a Praça Maria Aragão e faz daquele ambiente um cartão postal da nossa cidade, que é a capital de todos os maranhenses. Penso que é uma questão de escolha: É mais importante o projeto do Oscar Niemeyer ser localizado naquela área”, afirmou.

A continuidade do projeto da Praça Maria Aragão, integra o atual memorial por meio de uma rampa traçada por Niemeyer.

Projeto de Niemeyer prevê a construção de anfiteatro no local onde será construído sede da Univima.

Na época da inauguração, a obra não foi entregue por completo pelo então prefeito Jackson Lago (PDT) em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura de São Luís. Poderia ter sido concluída posteriormente, mas não foi levada em frente por falta de vontade política dos sucessivos governos de Roseana Sarney.

Bira afirmou que tem recebido muito pouca informação sobre o projeto da Univima. Ele afirmou que o novo governo irá verificar a possibilidade de remanejar o prédio da Univima “Vamos ser obrigados a verificar a possibilidade de remanejar esse prédio para outra localização, já que ele é um prédio pré-moldado, que pode ser instalado nessa área ou em qualquer outro terreno. É algo que nós vamos ter que estudar. Não podemos ser taxativos, mas vamos ter que examinar a possibilidade de transferir o prédio para outra localização, tentando implementar aquilo que é mais importante: o projeto do Oscar Niemeyer”.

Com informações do Marrapá. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *