Retrospectiva 2014: julho e agosto

retro

Julho

treauditorioNo último dia de registro de candidaturas, muita confusão e corre-corre. A chapa do PMDB entrou no auditório após o horário previsto. No PV, a confusão foi grande com Washington Rio Branco se registrando como candidato a senador. Os problemas na Ata do PV seguiram durante toda a campanha. Flávio Dino registrou a candidatura com antecedência. Na chapa de Edinho, Arnaldo Melo foi para o sacrifício como vice.

Caminhada da Mudanca Flavio Dino Eduardo Campos e Roberto RochaA largada da campanha de Flávio Dino e Roberto Rocha foi em grande estilo com caminhada na Rua Grande ao lado do candidato a presidência Eduardo Campos. Os dois ao lado de muitos partidários e tiveram grande receptividade. A última passagem de Campos pelo Maranhão também foi marcada pelo lançamento da candidatura a deputada federal de Eliziane Gama.

magno-bacelarO TRE-MA confirmou a lista de inelegíveis e tirou deputados de mandato. Magno Bacelar e Raimundo Louro deixaram a disputa. Bacelar apoiou Ana do Gás e Raimundo foi substituído pelo filho Vinícius Louro, que foi eleito.

deputadosCausou grande impacto negativo na campanha de Edinho Lobão o fato de ter alugado prédio de clínica fantasma no Turu para o governo do estado. Após a denúncia da oposição, o prédio residencial foi colocado para funcionar como Centro Ambulatorial para pacientes com câncer de qualquer forma. O governo desembolsa R$ 30 mil mensais para pagar o aluguel a Edinho.

deputadosOs deputados de oposição tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal brigaram em todas as instâncias para que o governo do estado não utilizasse os recursos do Fundema de forma eleitoreira. O governo Roseana queria transferir recursos do empréstimo do BNDES por meio do Fundo para comprar apoio de prefeitos.

comiteflaviodilmaO Comitê Flávio-Dilma foi instalado na Avenida Litorânea pela Militância petista. O comitê causou grande fúria na campanha de Edinho que tentou a retirada na Justiça, mas perdeu todas as ações. O comitê ficou no local até ser ponto de comemoração da vitória de Dilma no segundo turno das eleições presidenciais.

Os deputados Rubens Júnior e Eliziane Gama sofreram acidente de carro durante a campanha eleitoral. A provação dos dois não foi em vão, já que os dois se elegeram deputados federais.

 Agosto

edinhoEdinho começava a mostrar o festival de “pérolas” que se tornariam rotina na campanha. Em entrevista à TV Guará afirmou que acorda cedo, às 9h. A frase “viralizou” pela internet e indignou o trabalhador maranhense que acorda muito antes para a labuta. A emenda saiu pior do que o soneto quando em debate Edinho afirmou que acorda cedo para malhar.

roseanaEm depoimento à Polícia Federal, Meire Poza, contadora do doleiro Alberto Youssef, contou detalhes do esquema de pagamento de propina ao governo do Maranhão. O depoimento divulgado no Jornal Nacional teve grande repercussão na política local. A governadora Roseana ficou encurralada por algumas semanas. Mas até, o fantasma da propina segue a ex-governadora.

eduardoUm dos mais importantes fatos do país em 2014 que mudou o caminho das eleições presidenciais e teve efeitos também no Maranhão. O candidato a presidente Eduardo Campos morre em acidente aéreo. A campanha praticamente parou por três dias. No tabuleiro eleitoral, Eliziane Gama e Roberto Rocha se fortaleceram com a indicação de Marina Silva como candidata.

edinhopitiO primeiro debate eleitoral na televisão foi quente. Edinho tentou se desvincular do grupo Sarney como um candidato independente e foi duramente advertido pelos adversários. Ao final do debate, saiu reclamando das regras. Mas o que mais chamou atenção foi a rigorosidade do mediador, Américo Azevedo com o tempo.

Na abertura do horário eleitoral, família e amigos falam de Flávio Dino. Edinho Lobão tenta emocionar lembrando do acidente.

paulinhaguerreiroA campanha do candidato Edinho Lobão usou a imagem do desembargador Guerreiro Júnior, membro do TRE como apoiador e constrangeu o magistrado. Guerreiro emitiu nota afirmando apenas que não autorizou o uso de sua imagem. O juiz eleitoral afirmou que a intenção foi constrange-lo por decisões livres que estava tomando.

O clima acirrado da eleição no Maranhão esquenta ainda mais. A coligação de Flávio Dino denunciou na Polícia Federal que funcionário do governo do estado espalhava boatos com Flávio. O candidato comunista espalhou a campanha #EspalheVerdade para combater as ações do adversário nas redes sociais.

flaviomiranteA campanha anticomunismo ganhou força por parte do candidato Edinho Lobão. O jornal O estado do Maranhão publicou charge com um “comunista” correndo atrás de uma criança e teve que se retratar. Nas peças publicitárias do candidato do PMDB, o anticomunismo também foi marcante. Mas os resultados não vinham nas pesquisas. O ponto alto foi a entrevista de Flávio na TV Mirante quando foi perguntado se implantaria o comunismo no Maranhão. A TV Mirante virou piada nacional.

edsonaraujoflaviojuliao O grupo Sarney terminou o mês com uma baixa significativa. O deputado Edison Araújo anunciou apoio à candidatura de Flávio Dino e Roberto Rocha. Araújo fez dobradinha com o candidato a deputado federal Julião Amim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *