Retrospectiva 2014: maio e junho

retro

Maio

flavioelizianeO mês começou com o anúncio oficial da deputada Eliziane Gama de sua candidatura à deputada federal e desistência da candidatura ao governo do estado. Eliziane juntou seu programa de governo feito até então com o programa de Flávio. A deputada garantiu que faria uma aliança programática com Flávio em nome da alternância de poder e que não poderia ser um entrave para que o Maranhão vivesse um novo momento. O resultado das eleições de outubro para Eliziane mostraram que fez a escolha certa.

aecio flavioO pré-candidato a presidência da República, Aécio Neves (PSDB) esteve no Maranhão para consolidar a parceria entre PSDB e PCdoB com a indicação do deputado federal Carlos Brandão como vice na chapa de Flávio Dino. No evento, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, confirmou sua participação na campanha de Dino. Madeira era entusiasta da pré-candidatura de Luís Fernando, e ficou no muro logo após a desistência.

fabiomarquinhosOs vereadores Marquinhos (PRB) e Fábio Câmara (PMDB) protagonizaram uma cena lamentável. Após uma discussão áspera sobre transporte, os dois foram para as vias de fato e tiveram que ser contidos pelos colegas, com direito a dedo na cara e chamada “pro limpo”. As cenas filmadas foram parar até no Jornal Nacional.

O pré-candidato ao governo do estado, Edinho Lobão, foi condenado a multa por ter dito que o PSDB “é contra o Bolsa-Família”.

chuvaAs prefeituras de São Luís e São José de Ribamar decretaram estado de emergência após fortes chuvas que causaram estragos nas duas cidades. Foram muitos desabrigados realocados no aluguel social e serviços intensificados de desobstrução de canais e passagens fluviais. Em apenas um dia, choveu 80% do esperado para todo o mês de maio.

dialogoscomasmulheres2Outro marco da pré-candidatura de Flávio Dino ao governo foi o “Diálogos com a Juventude” em Coroatá, cuja prefeita é Teresa Murad. Uma demonstração de força popular e apelo da sociedade por mudanças no estado, justamente na terra comanda por Ricardo Murad. Em Imperatriz, foi sucesso o “Diálogos com as Mulheres”.

Gastão Vieira se consolida com apoio do PT nacional para ser o candidato a senador do grupo Sarney. O PT visava a primeira suplência para que Gastão retornasse ao ministério e o partido ganhasse um senador. Mais tarde, daria com os “burros n’água’.

greverodoviariosUma briga dos empresários do transporte coletivo pressionando pelo aumento das passagens resultou em uma greve dos rodoviários que causou muito transtorno no final de maio. A prefeitura de São Luís apresentou uma série de medidas para combater a fraude da meia-passagem, mas por decisão judicial, a passagem acabou sofrendo reajuste.

 

Junho

O São João foi marcado pela festa na Praça Maria Aragão e nos bairros da capital. O arraial da Lagoa também atraiu brincantes.

edinhofelizA Convenção do PMDB reuniu todos os partidos governistas para lançar a candidatura de Edinho Lobão. No ato, Edinho tentou demonstrar um apelo familiar e já mostrou como seria o tom da campanha com agressões a Dino. A governadora Roseana Sarney exigiu empenho dos prefeitos na campanha. Gastão Vieira foi confirmado ao Senado e a candidatura a vice ficou em aberto.

Após uma disputa intensa de bastidores pela candidatura ao senado da oposição, o próprio PSDB definiu que o candidato seria Roberto Rocha (PSB). João Castelo (PSDB) acatou a decisão da legenda e partiu para a candidatura de deputado federal.

robertoeflavioA Convenção da Mudança juntou em único ato as convenções de PCdoB, PDT e PSB, mas marcou a largada para a campanha da coalizão entre PCdoB, PDT, PSB e PPS, PSDB, PP, PTC, PROS, Solidariedade e Militância Petista. Em grande ato no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, foram confirmadas as candidaturas de Flávio Dino ao governo, Roberto Rocha ao Senado e Carlos Brandão como vice-governador.

O PPS encerrou o período de convenções garantindo apoio ao projeto da oposição e coligação com o PCdoB.

carrofabiocamaraprofessoresOs alunos da rede municipal penaram este mês com a greve dos professores. Mesmo sendo declarada ilegal, a greve persistiu. A estrutura de greve foi toda financiada por caciques do PMDB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *