Chegou o dia do desfile das escolas de Samba em São Luís

De O Imparcial, com edição

Passista da Marambaia do Samba (Diego Chaves/OIMP/D.A Press)Dez escolas desfilarão no carnaval de Passarela de São Luís em 2015. Hoje e amanhã, o público poderá conferir cinco escolas em cada dia e os sambas enredos, alegorias, fantasias, adereços e demais elementos que compõem um desfile de escolas de samba.

Hoje os desfiles começam às 21h com a escola de samba Mocidade Independente da Ilha, depois Turma de Mangueira, Unidos de Ribamar, Túnel do Sacavém e Flor do Samba, de acordo com o cronograma da Fundação Municipal de Cultura, às 01h40.

Amanhã, 16, é a vez da Terrestre do Samba abrir os trabalhos às 22h10. As demais escolas são Império Serrano, Escola Marambaia do Samba, Favela do Samba e Turma do Quinto encerrando os desfiles.

A atual campeã do carnaval Turma do Quinto, vem embalada na busca pelo bicampeonato e homenageia o próprio bairro e as manifestações culturais do lugar com o tema Madre Deus de Festejos e Festanças.

A Favela do Samba vai abordar a energia da vida e a do carnaval através dos elementos da natureza, com o tema  Favela do Samba é Pura Energia, com concepção e desenvolvimento do enredo do carnavalesco Júlio Matos e composição de Luzian Silva.
Do Monte Castelo, a Império Serrano vem com o enredo  A Vida é uma Festa! Então, Vamos Festejar, mostrando que a festa é  mais do que uma celebração positiva, é parte da identidade de um povo.

Escola Flor do Samba, do Desterro,  vai falar de Astro de Ogum, mas não a sua vida política e sim, a   trajetória como babalorixá. O enredo é Tambores: O Astro Iluminado.

A Marambaia vai levar para a Passarela do Samba a história do jornalista Pergentino Holanda, com o enredo Uma História de Alegria e Fantasia no Maranhão, com concepção de Dennys Oliveira, carnavalesco, compositor e diretor de bateria da Escola. A sinopse do enredo foi produzida com pesquisa realizada pelo escritor Jomar Moraes.

A Túnel do Sacavém vai contar a história da cidade de Codó e promete surpreender com a passagem do terecô. O tema Codó de Encantos, Fantasias e Magias é de concepção de Sebastião Sardinha, também ele de Codó e conta muitas histórias de Codó, além da tradição de ser terra do babalorixã Bita do barão.

Das Coreiras ao Ula-lá Fofão: Mangueira é Tradição é o tema da Mangueira para este ano. “Vamos falar das manifestações leves e alegres desde os antigos carnavais, até hoje e de como isso evoluiu”, conta Cidália Costa, da coordenação geral do carnaval da Escola.

A Unidos de Ribamar, da cidade balneária fará uma homenagem ao tradicional carnaval do Lava-Pratos, surgido há 70 anos e que é considerado pelos moradores como o primeiro carnaval fora de época do Brasil. O tema O Bis do Lava Prato é de concepção de José Carlos Ribeiro, diretor de carnaval.

A Terrestre do Samba vai homenagear o emblemático e mais tradicional personagem do carnaval: o fofão. Com o tema No Reino de Ula-lá o Fofão é Nosso Rei, a escola vai entrar na avenida e desfilar a história desse personagem que é símbolo do carnaval maranhense.

A Mocidade Independente da Ilha homenageia a mulher com o tema Mulher é sempre mulher, graças a Deus!  O enredo mostra uma homenagem à mulher em todas as suas instâncias e representará algumas delas como: Eva; Mãe Catirina, representando o Bumba Meu Boi; Nã Agotimê, a idealizadora da casa das Minas e tantas outras que se fizeram presentes na história e serão representadas pela escola de samba.

DESFILES
Domingo – 15 de fevereiro
21h00 às 22h00 – Mocidade Independente da Ilha
22h10 às 23h10 – Turma de Mangueira
23h20 às 00h20 – Unidos de Ribamar
00h30 às 01h30 – Túnel do Sacavém
01h40 às 02h40 – Flor do Samba

Segunda-Feira – 16 de fevereiro
21h00 às 22h00 – Terrestre do Samba
22h10 às 23h10 –  Império Serrano
23h20 às 00h00 – Escola de Samba Marambaia
00h30 às 01h30 – Favela do Samba
01h40 às 02h40 – Turma do Quinto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *