Nota de esclarecimento: prefeitura de São José de Ribamar

Sobre postagem em seu blog publicada hoje, cabe, e é necessário, algumas ponderações para afastar qualquer tipo de ilação maldosa:

 A Odebrecht Ambiental não ganhou licitação promovida pela Prefeitura de São José de Ribamar. A empresa venceu certame licitatório aberto, ano passado, pelo Consórcio Intermunicipal Pró Cidade, que envolve os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, para gerenciar, através de concessão, os sistemas de abastecimento de água e esgoto das cidades de Ribamar e Paço.

Licitação, esta, feita seguindo todos os trâmites estabelecidos em Lei. Todo o processo que resultou na contratação da empresa – desde o distrato feito pelos dois municípios com a CAEMA, formalização do Consórcio e realização do certame licitatório – foi amplamente debatido com as sociedades dos dois municípios, inclusive com realização de audiências públicas.

O Consórcio Intermunicipal Pró Cidade foi criado com o objetivo de permitir que os municípios, através de ações parceiras e conjuntas, possam atuar juntos em vários setores da administração pública beneficiando suas populações.

O distrato com a CAEMA ocorreu justamente em função da necessidade de otimizar a prestação de serviços às populações ribamarenses e luminenses no setor do saneamento básico (água e esgoto).

Só para você ter uma idéia, Ribamar, durante a concessão de décadas da CAEMA, apresenta os seguintes resultados: não possui um palmo de rede de esgotamento sanitário e apenas 18,9% da sua população, formada por mais de 200 mil habitantes, é abastecida com água potável.

A Odebrecht Ambiental, ao longo dos próximos 35 anos, investirá na otimização dos sistemas dos dois municípios cerca de R$ 450 milhões, de acordo com informações da própria empresa, em ações diversas, tais como recuperar e ampliar o número de poços, implantação de unidades de tratamento, recuperação de redes e reservatórios, automação dos sistemas, recuperação das redes de esgotamento existentes e implantação de novas, recadastrametno dos clientes e das redes existentes, instalação de hidrômetros, monitoramento constante dos sistemas, instalação de macro medidores e setorização dos serviços.

É inverídica a informação citada de que a Odebrecht Ambiental venceu licitação para construção da arquibancada coberta do Estádio Municipal Dário Santos. A obra foi realizada pela empresaBlume Engenharia LTDA, vencedora da licitação, utilizando recursos de convênio firmado com o estado ano em 2013.

Assim como também é inverídica a informação de que o prefeito Gil Cutrim assistiu jogos de futebol no camarote da referida empresa.

Assessoria de comunicação de São José de Ribamar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *