Inscrições para o 38º Festival Guarnicê de Cinema continuam abertas até 22 de abril

???????????A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abre o zoom às novas ideias, argumentos e produções criativas e diferenciadas dos cineastas, diretores e produtores brasileiros. Pelas lentes e luzes do 38º Festival Guarnicê de Cinema, o festival mais antigo do Maranhão e o quarto mais antigo do Brasil, a UFMA projetará no período de 08 a 13 de junho/2015, em espaços culturais do Centro histórico da capital maranhense, os novos talentos da sétima arte, as tendências das linguagens audiovisuais e novos olhares com o foco de documentaristas e ficcionistas brasileiros.

As inscrições para o 38º Festival Guarnicê de Cinema são gratuitas e podem ser feitas até 22 de abril/2015 no sitewww.cultura.ufma.br/38guarnice. A organização do festival recomenda que os concorrentes leiam atentamente e obedeçam rigorosamente o edital disponível no site. Promovido pela UFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão, o Festival tem patrocínio do Banco do Nordeste e a realização da Fundação Sousândrade.

As mostras competitivas do festival terão duas categorias: longas e curtas-metragens. Com 38 anos de luz, artes e produção, o Festival Guarnicê de Cinema vem contribuindo com o cinema nacional para incentivar, fomentar e difundir a realização de produções audiovisuais no Brasil. O Guarnicê também estimula o intercâmbio entre países ibero-americanos e de língua portuguesa e entre cineastas, produtores e estudantes maranhenses com realizadores e profissionais nacionais.

Edital 2015

O festival terá temática livre. Apenas filmes produzidos de 2012 a 2015 serão aceitos. De acordo com o diretor do DAC e coordenador geral do festival, Prof. Gersino dos Santos, “o 38º Festival Guarnicê terá mostras competitivas, especiais não competitivas e as mostras das ações formativas”, disse Santos. Pelo edital, haverá os concursos Guarnicê de Filmes de Longa Metragem e os de Curta Metragem. Serão aceitos apenas filmes no formato de exibição MOV (Codec h264).

O Júri de Premiação deverá atribuir o Troféu Guarnicê para: Melhor filme longa metragem nacional: Troféu Guarnicê mais premiação em dinheiro de 20.000,00 (vinte mil reais) dedutíveis de impostos; Melhor filme curta metragem nacional: Troféu Guarnicê mais premiação em dinheiro de 10.000,00 (dez mil reais) dedutíveis de impostos; Melhor filme curta metragem, realizado por maranhense: Troféu Guarnicê mais premiação em dinheiro de 5.000,00 (cinco mil reais) dedutíveis de impostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *