Política maranhense em notas

Cristãos e comunistas unidos

Edivaldo HolandaO deputado Edivaldo Holanda, presidente estadual do PTC, fez a felicitação pelo aniversário do PCdoB na sessão ordinária desta segunda-feira (23). Edivaldo ressaltou a importância da vida legalizada da agremiação partidária. Em especial, felicitou o governador, Flávio Dino, o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, e o vice-presidente da Assembleia, Othelino Neto. “Nós, do PTC, lutamos juntos, confiando nesta proposta nova, que tem dado certo. Tem sido compatível com as esperanças do povo maranhense. Em nome do PTC, deixo a minha palavra de congratulação e irmandade com o PCdoB nos seus 93 anos de existência”.

Não apareceu

rosesalesUm nome de mandato e conhecido do PCdoB foi ausência sentida na sessão solene de aniversário do partido. A vereadora Rose Sales não compareceu ao evento. Tudo bem que o ato foi realizado no mesmo horário da sessão da Câmara Municipal de São Luís, mas não houve trabalhos no parlamento municipal por falta de quórum. Os vereador Professor Lisboa (PCdoB) e Ivaldo Rodrigues (PDT) estiveram presentes. Em um momento em que muito se especula sobre a possibilidade da saída de Rose do PCdoB, a ausência reforça os comentários. Mas a vereadora nega peremptoriamente que esteja articulando a saída do partido.

Profecia de Nagib Haickel

sessaopcdobPor falar na festa comunista, nunca se viu tantos seguidores de Karl Marx juntos no Maranhão. Muitos que fizeram coro durante a campanha eleitoral aos discursos de Edinho Lobão de que “comunista é ateu”, “comunista é comedor de criancinhas”, “comunista é o demônio”, agora sabiam de cor e salteado o grito de guerra: “um, dos, três. Quatro, cinco, mil!” com os punhos cerrados. A sessão estava lotada e as lideranças comunistas se multiplicaram com os pães tocados por Jesus. O ex-presidente da Assembleia, Nagib Haickel pai, já dizia: “se o partido comunista chegar ao poder, eu me filio no dia seguinte”. Nagib nos deixou, mas os seguidores de seu pensamento permanecem.

Trio de ferro

Prefeito_Participa_Aniversario_PCdoB_Assembleia_230315_Foto_Baeta (6)O prefeito Edivaldo Holanda Júnior participou da sessão solene em homenagem ao PCdoB. Com a volta do presidente da Assembleia, Humberto Coutinho, estiveram lado a lado os chefes dos três poderes mais importantes do estado: governo do estado, prefeitura de São Luís e Assembleia Legislativa do Maranhão. A população está esperançosa com a parceria institucional entre os poderes, principalmente pelas melhorias para São Luís e Caxias, que sofreram a perseguição do grupo Sarney nos dois primeiros anos das atuais administrações.

Asfalto para São Luís

E sobre a parceria entre governo e prefeitura de mais de R$ 20 milhões para São Luís, foi modificado o projeto inicial, que faria uma operação muito grande em apenas dois bairros para beneficiar mais bairros da cidade. Deverão ser oito bairros beneficiados com asfalto para suas avenidas principais e as ruas em pior estado de conservação. Por isso, foi adiada a assinatura da ordem de serviço, que deverá ser feito esta semana.

Reforma política

vereadorabracamUma comitiva formada pelos vereadores José Joaquim (PSDB), Isaias Pereirinha (PSL), Fábio Câmara (PMDB) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) embarcou para Brasília com o objetivo de debater, com a diretoria da Associação Brasileira de Câmaras Municipais – ABRACAN – a reforma política. Na pauta de reunião, os parlamentares deverão debater a unificação do processo eleitoral, por exemplo, que permitirá aos vereadores que estejam no mandado ficar mais dois anos, já que às eleições em todas as esferas só aconteceria em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *