Política maranhense em notas

Oposição familiar

Está definida a oposição ao governo Flávio Dino na Assembleia Legislativa. A filha e o genro de Ricardo Murad, o neto de José Sarney e o genro de Nelma Sarney. Os quatro deputados com ligação familiar ao Clã Sarney-Murad demarcaram nesta semana que farão oposição ao governo. Conforme as auditorias avançam e s irregularidades da gestão anterior os ataques do quarteto se intensificam. Para quem insiste na tese de que o sarneysmo acabou com a derrota nas urnas, o protesto da nova geração mostra que o Clã permanece e não dorme no ponto.

Maranhão de nome limpo

O Maranhão não consta mais no cadastro de inadimplentes do governo federal em caráter liminar. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, determinou a retirada do Estado dos cadastros de inadimplência do Governo Federal. A situação herdada da gestão anterior inviabilizava o repasse de recursos ao Estado, oriundos do governo federal, especialmente os ligados ao BNDES. O procurador Ricardo Lima Sellos, responsável pelo ajuizamento da Ação Cautelar junto ao STF, explicou que com a decisão o governo do Estado passa a ter o nome limpo novamente junto ao Cadin (Cadastro de Informativo de Créditos não quitados do setor público federal) e também junto ao Siafi(Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal).

Combate à corrupção

O governador Flávio Dino participou do lançamento do Pacote Anticorrupção, nesta quarta-feira (18). A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o combate à corrupção é uma questão fundamental na democratização do poder. Ela anunciou uma série de medidas e destacou a importância do projeto transformando em crime a prática de caixa dois e a lavagem de dinheiro.

Dom Belisário ludovicense

D2Em sessão solene realizada hoje (18) na Câmara municipal de São Luís, o Arcebispo Metropolitano, Dom José Belisário, natural do Estado de Minas Gerais, e que já mora há mais de dez anos na capital maranhense, recebeu o título de cidadão ludovicense concedido pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT). Dom Belisário se emocionou e foi aplaudido ao falar dos desafios de sua carreira religiosa em terras maranhenses. O Arcebispo se disse muito feliz por ser agora ludovicense de fato e direito.

Parceria no asfalto

O governo do estado e a prefeitura de São Luís deverão lançar já nesta sexta-feira (20) a primeira etapa da parceria para um grande pacote de asfaltamento na capital. Com muitos problemas nesta área, o município de São Luís não teve um convênio na gestão passada, enquanto vários municípios aliados do grupo Sarney receberam milhões. A atenção do governo de uma forma especial com São Luís trás mais justiça à distribuição dos recursos, porque a cidade tem a maior população do estado e foi muito prejudicada nos dois primeiros anos por perseguição política.

Feriado em Ribamar

Nesta quinta-feira (18) é feriado municipal em São José de Ribamar, pelo Dia de São José. Assim, não haverá expediente nas Secretarias Municipais da cidade. Estarão trabalhando somente servidores lotados em órgãos que prestam serviços essenciais nas áreas da Saúde, Trânsito, Defesa Social, Limpeza Pública, Iluminação Pública e Turismo.

* A coluna diária agora se chama Política maranhense em notas. O Blog adota a fórmula para abordar um maior número de assuntos da política maranhense por dia, com informações mais sucintas nas notas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *