Inscrições para tirar carteira de habilitação de graça começam dia 1º de julho

cnhMuito aguardado pelos jovens maranhenses, o programa CNH Jovem já tem data para iniciar as inscrições. Quem tem entre 18 e 21 anos e fez as três séries do Ensino Médio em escolas da rede pública podem se inscrever no Programa a partir de 1º de julho. São 2 mil vagas para tirar a carteira de habilitação de graça.

Muitas pessoas têm questionado em comentários do Blog sobre o início das inscrições e sobre como participar. O Detran-MA, por meio da Portaria 503/2015, lançou os critérios, procedimentos e o calendário geral do programa. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico próprio, que estará disponível no site www.detran.ma.gov.br/cnhjovem (o site ainda não está no ar), das 8h do dia 1º de julho até as 23h59 do dia 31 de julho.

Programa vai destinar 50% das vagas aos inscritos com melhores pontuações no Enem realizado no ano anterior. Os outros 50% serão distribuídos por sorteio. Conforme o calendário, a lista dos estudantes selecionados por sorteio será divulgada no dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude – data em que o Governo do Maranhão receberá da Caixa Econômica Federal a relação dos sorteados pelo sistema da Loteria Federal.

Na fase seguinte, os dois mil selecionados (pela nota do Enem e por sorteio) terão de 20 de agosto a 30 de setembro para comparecerem à sede do Detran, em São Luís, ou a um dos postos avançados, ou em uma das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), munidos dos documentos exigidos no programa, para a abertura do Cadastro Renach, momento em que será feita a opção pela categoria da Permissão para Dirigir que, pelo programa pode ser A, B ou AB.

O ‘CNH Jovem’ oferece duas mil vagas para que jovens, de posse da CNH, ingressem no mercado de trabalho, e estimula a participação dos estudantes de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que metade das vagas oferecidas será destinada àqueles com melhor desempenho na prova.

26 pensou em “Inscrições para tirar carteira de habilitação de graça começam dia 1º de julho

  1. Oi, gostaria de saber se por exemplo receber uma das vagas para tira carteira. So posso tira a carteira se for em são luís? Ou aqui na minha cidade Araioses-ma

    • Não. O Programa é voltado para os jovens (até 21 anos) para terem mais oportunidades de iniciar a carreira no mercado de trabalho.

      • Engraçado, ai as pessoas mais velhas tipo 22 aos 25 anos, considerados jovens tambem. Nunca tiveram condições, também nunca teram oportunidade. Sem lógica! Pobre sofre mesmo. Aff

    • Não tem direito. Ter participado do Enem no ano anterior é pré-requisito, independente da nota. Mas metade das vagas será por sorteio. Assim, se fizer o Enem este ano, pode se inscrever no ano que vem.

  2. boa tarde estou concluindo minha inscrição e não consigo completar no espaço que pede o none da escola de conclusão ou melhor não tem espaço pra colocar,o que devo fazer clodoaldo me ajude por favor.

    • Os nomes das escolas aparecem automaticamente quando você coloca o município. Aí é só clicar na escola. Detalhe: aparecem os nomes de todas as escolas públicas de ensino médio do município selecionado. Testei e está funcionando. Qualquer coisa, envie email para [email protected] . Abraço.

  3. Oi, gostaria de saber se por exemplo receber uma das vagas para tira carteira. Sor posso tira a carteira se for em são luís? Ou aqui na minha cidade São Raimundo das Mangabeiras-MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *