Caema inaugura poço artesiano no Bairro de Fátima

Foto 1 - Caema inaugura poço

Como parte o início do programa “Água para Todos”, em São Luís, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (4), o poço artesiano perfurado na Praça da Igreja Matriz, no Bairro de Fátima. Com 180 metros de profundidade e com vazão de 40 mil litros de água por hora, o poço vai solucionar o problema de abastecimento em diversas áreas do bairro.

Durante a solenidade de inauguração, o diretor presidente da Caema, Davi Telles, explicou que esse é apenas o início do programa “Água para Todos”, em São Luís, e que a determinação do governador Flávio Dino é solucionar os problemas de abastecimento de água na capital e no interior. “Devido a problemas de produção de águas no Sistema Sacavém/Batatã, deflagramos a perfuração de seis poços na região central de São Luís para que possamos resolver o problema de abastecimento de água de boa parte do contingente populacional dessa área. As pessoas do bairro de Fátima, e de áreas vizinhas, terão acesso a água de qualidade. Esse poço vai verter 40 mil litros de água por hora, suficiente para resolver os problemas de abastecimento nessa área. O “Água para Todos”, lançado pelo governador Flávio Dino, começa com força em São Luís”, disse Davi.

O diretor presidente ressaltou que o governo vai investir cerca de R$ 100 milhões na obra de reforço de vazão, no quilômetro 22 do Sistema Italuís para resolver o problema de abastecimento de água e acabar com a intermitência em São Luís. Essa obra deve ser concluída em 22 meses.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos de Estado, Márcio Jerry, destacou que, nesses primeiros meses de governo, o trabalho tem sido intenso para colocar o Maranhão no rumo certo, para que se recupere tantas décadas de tempo perdido, de desperdício, de falta de planejamento e de cuidado com a coisa pública.

“Um dos desafios do governo é levar água para todos os lares maranhenses. Essa ação está sob o guarda-chuva do programa “Água para Todos”, lançado pelo governador Flávio Dino. Estamos fazendo um esforço monumental para que todos os maranhenses tenham direito à agua tratada em casa. Estamos iniciando as ações pelos 30 municípios com o menor IDH, mas levando essa iniciativa a outras grandes cidades do Maranhão. O governador Flávio Dino, quando deu posse ao presidente Davi, determinou que ele trabalhasse firme para acabar com a intermitência de água em São Luís. Para isso, disponibilizou recursos e está trabalhando para fortalecer a Caema”, disse Jerry.

A líder comunitária Andrelina, presidente da Associação Carente São Benedito, disse que o poço vem resolver os problemas de abastecimento em diversas áreas do bairro. “Acreditar é preciso. Entendemos que não dá a resolver as coisas de uma só vez. Estou muito alegre por essa iniciativa, pois a Caema está trazendo saúde para nossa comunidade. É com muita alegria que recebemos essa obra para a comunidade do bairro de Fátima. Será o fim do sofrimento com a falta de água. Espero que o governador continue governando com o povo”, acrescentou.

A solenidade de inauguração do poço do Bairro de Fátima foi acompanhada pelos vereadores Pavão Filho (PDT) e Marlon Garcia (PTdoB); e pelo deputado estadual Cabo Campos (PP).

Além do poço do Bairro de Fátima, a Caema vai inaugurar nos próximos dias o poço perfurado na Praça Catulo da Paixão Cearense, na Vila Passos. Estão em andamento obras de perfuração de mais quatro poços na região central e adjacências: no Outeiro da Cruz, na área dos reservatórios da Caema; na Praça da Misericórdia, no Centro; no Parque do Bom Menino; e no Monte Castelo, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *