Política maranhense em notas

Edinho vetado na Executiva do PMDB

edinhonotreO candidato a governador do Maranhão nas últimas eleições pelo PMDB, Edinho Lobão, está com o prestigio em baixa na legenda. Edinho foi vetado para ser membro tanto da Executiva estadual quanto da municipal do partido pela própria Roseana Sarney. O presidente do partido, senador João Alberto, obedeceu ao pedido da governadora para não deixar o empresário na cúpula. Questionado por um interlocutor da possibilidade de Edinho na Executiva, João Alberto citou um comportamento pessoal inadequado e disse que o ex-candidato a governador não tinha estatura moral para tanto.

PMDB prepara golpe em Dilma

Cúpula do PMDB já começa a discutir partilha dos cargos  federais que ainda pertencem a SarneyJá no âmbito nacional, o partido do vice-presidente se prepara para dar um “chapéu” na presidente Dilma e lançar candidatura própria a presidente da República. O congresso nacional da legenda será em agosto e, segundo o líder do partido na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), um entendimento é pacífico: o PMDB precisa – até por razões de manter o partido unido, grande – ter um projeto próprio depois de 24 anos.  Entre os nomes mais cotados pela cúpula partidária estão o do vice-presidente da República Michel Temer, o do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ).

Wellington na contramão de todos sobre Pedrinhas

O deputado Wellington do Curso (PPS) ficou sozinho em seu discurso de “superlotação” e “clima de horror”, “rebeliões” na penitenciária de Pedrinhas, contrariando o parecer do presidente da CPI do sistema carcerário na Câmara Federal, Alberto Fraga (DEM-DF) que elogiou a evolução do cenário no Maranhão. “O Maranhão tem sofrido com superlotação, mortes, rebeliões, fugas  e precariedades na estrutura das unidades”. Todos estes números reduziram e não houve rebelião este ano. A deputada Eliziane Gama (PPS-MA), com autoridade de quem conhecia de perto a penitenciária na gestão anterior, reconheceu a melhoria da superlotação. Quem conhecia o “Inferno na Terra” de Pedrinhas e esteve na visita, percebeu a enorme diferença.

Pesquisas das eleições municipais

Estamos a um ano da realização das convenções partidárias. Por isso, a movimentação é grande para saber como o eleitorado está e o ainda pré-pré-candidato decidir se entra ou não na disputa. O instituo Exata, por exemplo, está realizando pesquisas em quase todos os municípios. Para os contratantes que tiverem resultados positivos, deve haver divulgação. Mas estando ainda tão longe da eleição, as pesquisas servem para apontar caminhos neste momento, que pode ser até não disputar.

Um deles estará na corte do TRE para 2016

240615 Ângela Salazar e Ricardo DuailibeA corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão elegeu dois novos membros substitutos na categoria desembargador. Ângela Salazar e Ricardo Duailibe foram eleitos. A princípio, a eleição não parece ter tanta importância, já que as decisões do TRE são tomadas pelos membros titulares e os suplentes só assumem em eventualidade. Mas o mandato de Guerreiro Júnior termina em dezembro de 2015. Assim, um dos dois irá assumir vaga na Corte Eleitoral para atuar nas eleições de 2016, já que em geral, a eleição só endossa a vaga do suplente. Lourival Serejo, que era suplente, assumiu a titularidade até fevereiro de 2017.

Rose e a bandeira da educação?

rosesalesA vereadora professora Rose Sales (PP) no intuito de prejudicar a gestão do prefeito Edivaldo tentou prejudicar toda a educação de São Luís. A progressista tentou de todos os modos barrar a votação do Plano Municipal de Educação de São Luís, sendo que nesta quarta-feira (24) era o último dia do prazo. Pode-se argumentar que chegou muito próximo do prazo final. Mas praticamente todos os municípios estão votaram esta semana. Até o início desta quarta, 51% dos municípios brasileiros. Vale ressaltar que se não fosse aprovado no prazo, São Luís receberia sanções e a educação ficaria prejudicada. A disputa política não pode interferir nos interesses da população. Principalmente na bandeira de um político.

Flávio recebe propostas de prefeitos do Leste

Foto4_NaelReis - Governador recebe prefeitos do ConlesteO governador Flávio Dino recebeu, na tarde desta terça-feira (23) os prefeitos que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense – Conleste. O encontro foi marcado pelo apoio do Estado no fortalecimento dos municípios e do desenvolvimento regional, bem como ações de cooperação entre os governos estadual e municipais. O Conleste entregou ao governador um acordo de cooperação e desenvolvimento que ratifica o “sentimento de profunda confiança e solidariedade institucional com os projetos e propostas emanados do novo governador e do novo Governo do Maranhão”. O pacto prevê a participação do Consórcio na concepção de políticas públicas, no diálogo permanente e na colaboração com ações do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *