Com 53 novos examinadores, Detran dobra oferta de exames de tráfego

 Diretor-geral do Detran, Antônio Nunes, cumprimenta um dos novos examinadores de trânsito de Imperatriz

Diretor-geral do Detran, Antônio Nunes, cumprimenta um dos novos examinadores de trânsito de Imperatriz

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) deu início à contratação dos examinadores de trânsito aprovados no processo seletivo realizado em abril. Nesta terça-feira (14), onze novos profissionais assumiram as funções na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Imperatriz, em cerimônia que contou com a presença do diretor-geral do Detran, Antonio Nunes. Nesta quarta-feira (15), assumem o cargo os examinadores convocados para atuar em São Luís.

Dos 70 examinadores de trânsito convocados pelo órgão, em maio, 53 se apresentaram ao Detran com a documentação exigida. O processo seletivo, realizado em abril pelo Governo do Estado, ofereceu dez vagas para Caxias, 20 para a Ciretran de Imperatriz e 40 para São Luís. Em Caxias, sete examinadores assinaram o contrato com a Ciretran.

A contratação dos novos examinadores de trânsito do Detran vai aprimorar a prestação de serviço e proporcionar condições para o órgão ampliar a oferta de vagas para exames práticos de direção veicular na Região Metropolitana de São Luís e nas Ciretrans que funcionam no interior do Maranhão.

“Caxias, por exemplo, passa a ter uma banca fixa, com exames diários. Antes da chegada dos novos examinadores, o candidato à habilitação em Caxias tinha que esperar uma banca volante, que era deslocada de São Luís para o município a cada 30 dias, para fazer a prova prática”, explica a coordenadora de Habilitação do Detran, Nazaré Nunes.

Oferta dobrada

A partir de agosto, a quantidade de exames práticos de direção oferecidos pelo Detran será ampliada de cerca de 500 exames/mês, para 1.000 exames/mês. Em São Luís, as bancas de exame formadas, atualmente, por cinco examinadores, passarão a contar com sete. O acréscimo permitirá a criação de mais bancas volantes em São Luís, Caxias e Imperatriz, tornando possível atender os municípios pertencentes às essas três circunscrições regionais em intervalos de tempo bem menores.

Por outro lado, a contratação dos aprovados no seletivo para examinadores de trânsito dá fim a uma ilegalidade mantida no Detran pelas gestões anteriores, a terceirização dos exames práticos de direção veicular.

“O Maranhão era o único estado que terceirizava este setor do Detran. Com a contratação dos examinadores por seletivo, determinada pelo governador Flávio Dino, o Governo do Estado marca o fim de uma ilegalidade em flagrante desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro”, destaca o diretor-geral do Detran, Antonio Nunes. Ele considera a medida importante dentro do processo de moralização que esta sendo implantando no órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *