Mais municípios recebem plenárias para discutir o Orçamento 2016 do Estado

Foto2_Divulgação - Escuta territorial em Santa InêsO Governo do Estado segue ouvindo cidadãos para elaboração do Plano Plurianual e Orçamento Participativo. Nesta semana, os municípios que receberam as plenárias das escutas territoriais foram Zé Doca, Santa Inês, Grajaú e Lago da Pedra. As cidades de Viana e Barreirinhas se preparam para receber as plenárias na próxima terça-feira (07) e sexta-feira (10). As escutas tem o objetivo de garantir a participação popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP), através da realização de plenárias onde representantes de instituições da sociedade civil e de órgãos públicos apresentam suas contribuições.

Os encontros estão acontecendo em parceria da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Na cidade de Santa Inês, mais de 200 pessoas lotaram as dependências do Campus da Uema, onde foi realizada a 11° escuta territorial. Representantes de diversos municípios que compõem a região também participaram do encontro, a exemplo de Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia do Tide, Pio XII, Tufilândia, Satubinha, São João do Carú, Bela Vista e Pindaré.

Com as escutas territoriais o Governo do Estado pretende reunir sugestões oriundas dos diferentes pontos do estado, com o principal objetivo de direcionar investimentos, através de demandas regionais, que serão executadas pelo PPA para o período de 2016-2019 e nos orçamentos anuais do mesmo período.

De acordo com Eduardo Beckman, secretário- adjunto de Planejamento e Orçamento, as escutas estão superando as expectativas, pois a participação popular cresce cada vez mais. “A população está participando ativamente das plenárias e isso é muito importante, pois é o momento que ela tem de debater ideias junto aos representantes do governo e apresentar necessidades maiores das suas cidades. O governo Flávio Dino segue mostrando que prioriza a participação popular para planejar e debater as principais políticas públicas a serem implementadas no estado”, destacou o secretário.

Participaram da escuta em Santa Inês, Marcos Caminha, ouvidor-geral da Secretaria de Transparência e Controle;  Pedro Leonardo, superintendente de Participação Popular da Sedihpop; Eduardo Beckman, secretário- adjunto de  Planejamento e Orçamento da Seplan; Josimar Porto, diretor do Centro de Estudos Superior de Santa Inês; Osvaldo Conceição, superintendente de articulação política de Santa Luzia; Altemar Lima, secretário-adjunto da Cultura e os assessores Paulo Matos e Jorge Castro.

Na próxima semana, as cidades que receberão as plenárias da elaboração do PPA são: Viana, que recebe plenárias no dia 07, e Barreirinhas que recebe no dia 10.

CALENDÁRIO DAS ESCUTAS TERRITORIAIS

DATA CIDADE POLO TERRITORIO
15/06 Caxias Cocais
Imperatriz Cerrado Amazônico
17/06 Bacabal Vale do Mearim
Balsas Cerrado do Sul
19/06 Chapadinha Baixo Parnaíba
Colinas Sertão do Maranhão
25/06 Itapecuru Vale do Itapecuru
27/06 Pinheiro Baixada Ocidental
01/07 Grajaú Centro Maranhense
Zé Doca Alto Turi Gurupi
03/07 Lago da pedra Médio Mearim
Santa Inês Vale do Pindaré
07/07 Viana Campos e Lagos
10/07 Barreirinhas Lençóis e  Munim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *