Política maranhense em notas

O que andam fazendo os campeões de votos da AL?

Hoje, o deputado estadual Josimar de Maranhãozinho (PR) apareceu solicitando restaurante popular a sete municípios maranhenses. Isto me fez lembrar que existe um deputado chamado Josimar de Maranhãozinho. E pior: ele foi o deputado estadual mais votado do Maranhão. Mas com o primeiro semestre desta legislatura terminando, isto nos lembra: o que andam fazendo os deputados campeões de voto no Estado? Somente Josimar e Ana do Gás (PRB), que foi a terceira mais votada, tiveram juntos 177.539 votos. Muito voto para até agora não termos ouvido falar quase nada de ações dos dois. O segundo mais votado foi Glauberth Cutrim, com atuação razoavelmente discreta. A quarta com mais votos foi Andrea Murad, que mesmo aparecendo muito, tem concentrado a atuação na crítica ao governo com poucos projetos.

Mais um Aroso na disputa em Paço do Lumiar

caetaojorgeApós a conturbada administração de Bia Venâncio em Paço do Lumiar, seria natural imaginar o fim do Clã Aroso no município. Mas a administração trágica de Josemar Sobreiro está fazendo a ex-prefeita que teve que usar tornozeleira da Polícia Federal se assanhar na disputa. Segundo o Blog do Domingos Costa, Jorge Caetano (PMN), sobrinho do Amadeu Aroso (ex-marido de Bia), é pré-candidato a prefeito do município e será o investimento de Bia para voltar ao poder na cidade. São eles voltando…

Comissão começa trabalho para mudar nomes

Foto19 - Sessão Plenária - 300615 - por Kristiano Simas (1)O presidente da Comissão Especial que visa fazer um levantamento de todos os bens imóveis públicos do Estado com nome de pessoas vivas, Othelino Neto (PCdoB), enviou ofícios aos secretários de Educação, Áurea Prazeres, e de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, solicitando a lista de prédios que se encontram nessas condições. O objetivo é cumprir a Lei Federal que proíbe esse tipo de homenagem a personalidades que ainda estão entre nós, independente de serem adversárias ou aliadas. Segundo Othelino, a Constituição Federal impede a colocação de nomes de pessoas vivas em órgãos públicos, pois fere o princípio da impessoalidade, a Lei Federal 6.454 de 1977.

TJ condena PMs por tortura

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantiveram sentença que condenou quatro policiais militares por prisão ilegal e torturas físicas contra dois homens. Conforme a decisão, os quatro policiais terão que pagar multa civil variando entre 10 e 15 vezes a remuneração do cargo. Um deles terá perda dos direitos políticos por cinco anos. O fato ocorreu em setembro de 2007, na cidade de Imperatriz, onde os policiais teriam cometido várias irregularidades, efetuando a prisão ilegal e torturando dois rapazes, com o objetivo de colher informações, cometendo ainda preconceito racial e castigo pessoal.

Tocha Olímpica no Maranhão

Foto 1 - Tocha olímpicaO Maranhão está confirmado no revezamento da Tocha Olímpica. São Luís já foi confirmada como cidade celebração (municípios escolhidos para receberem eventos comemorativos na passagem da tocha) e a tocha olímpica vai passar por Imperatriz, Barreirinhas e Alcântara. Nesta sexta-feira (3), o secretário estadual de esportes, Márcio Jardim, participou da Cerimônia de Lançamento da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, em Brasília. A jornada da Tocha será iniciada em maio de 2016, na Grécia.

Rádio e TV Legislativa em pauta

Foi aberto nesta sexta-feira (3) o Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil, no auditório “Neiva Moreira” do Complexo de Comunicação da Assembleia. O evento reuniu presidentes de Câmaras de Vereadores de dezenas de municípios com o objetivo de discutir a ampliação da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Estado do Maranhão. “A Câmara dos Deputados pode assinar acordos de cooperação técnica com Câmaras Municipais ou Assembleias Legislativas com o intuito de possibilitar a parceria da programação da Rádio Câmara de Brasília e da Rádio Câmara local ou da Assembleia”, esclareceu o Secretário de Comunicação da Câmara. O município do interior que pretende ter rede legislativa deve solicitar o canal pela Câmara dos Deputados ao Ministério das Comunicações, contratar de engenharia e elaboração de projeto técnico de instalação pela Câmara Municipal, assinatura do acordo técnico e aquisição de equipamentos pela Câmara Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *