Política maranhense em notas

CPI da Saúde não tem volta

assembleiaDois deputados estaduais suaram frio e ainda tentaram retirar seus nomes da CPI da Saúde e convencer o presidente Humberto Coutinho (PDT) a dar algum “jeitinho”, o que não era mais possível tecnicamente. O presidente já disse que irá cumprir o rito legal e deixar a CPI acontecer atendendo a vontade de 29 parlamentares que assinaram. Antes do recesso parlamentar, o requerimento será lido e publicado para convocação dos membros. Logo depois do recesso, em agosto, a CPI inicia os trabalhos para investigar as irregularidades da gestão da Saúde estadual entre abril de 2009 e dezembro de 2014. A não ser que “boi voe”.

Denúncias já estão no Ministério Público

ricardoA secretaria estadual de Transparência e Controle já encaminhou ao Ministério Público os relatórios das auditorias já finalizadas e com provas consistentes sobre as irregularidades prontas para que seja pedido inquérito. A denúncia sobre o hospital fantasma de Rosário foram encaminhadas para o Ministério Público Estadual. Já a denúncia do hospital Carlos Macieira, com licitação dirigida, superfaturamento e aditivos irregulares foi enviada ao Ministério Público Federal, por ter recursos federais envolvidos. MPE e MPF já podem solicitar Ação de Improbidade com o material. A STC também já entregou as informações das irregularidades da secretaria de Meio Ambiente no contrato com a Tramyti e de fraudes no Portal da Transparência do governo.

Votação da LDO de São Luís

plenariocamaraA votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de São Luís para 2016 será votada na próxima quarta-feira (15) encerrando os trabalhos legislativos no primeiro semestre. O relator, vereador José Joaquim (PSDB) já está com as emendas e tudo pronto para que a Casa vote as diretrizes, que foram discutidas em audiência pública na última quarta-feira (8). O orçamento municipal de 2016 deverá ser estabelecido de acordo com estas diretrizes. Após a votação, o parlamento entra em recesso e retorna às atividades dia 3 de agosto.

PMDB realiza convenção dia 23

robertocostaO presidente municipal do PMDB, deputado Roberto Costa, deverá ser reconduzido ao posto na convenção do partido, que será realizada dia 23 deste mês. O diretório do PMDB municipal é composto por 42 membros, dos quais, 35 são votos certos em Costa. A nova direção municipal do partido irá conduzir a legenda nas eleições de 2016. A prioridade dos peemdebistas é a candidatura de Roseana Sarney a prefeita de São Luís.

Câmara diz que encara candidatura

fabiocamaraA ex-governadora Roseana Sarney delimitou os nomes de Roberto Costa, Fábio Câmara e dela mesma como possíveis candidatos a prefeito de São Luís pelo PMDB. Como a própria Roseana não parece muito empolgada e Roberto Costa tende a ser candidato em Bacabal, sobraria para Fábio Câmara a possibilidade de candidatura própria. Questionado pelo editor do Blog se seria mesmo candidato e arriscaria ficar sem mandato, o vereador afirmou que se tiver oportunidade, será candidato a prefeito. “Ninguém acreditava que eu iria contrariar Ricardo [Murad] e seria candidato a deputado no ano passado. Então, eu já mostrei que aceito desafio”, afirmou.

“Andrea Murad” da Câmara Municipal

rosesalesA vereadora Rose Sales (PP) está tomando um caminho perigoso para suas relações na Câmara Municipal. Assim como a deputada Andrea faz na Assembleia, Rose confunde oposição ao Executivo com oposição aos colegas. Na ânsia de atacar a prefeitura, a oposicionista partiu para o ataque aos vereadores na sessão desta segunda-feira (13). Rose disse que a Câmara é “sucursal da prefeitura” e a Casa “se desrespeitou”. A vereadora ainda disse que o vereador Roberto Júnior (PSB) “quase nunca aparecia na Casa”. O presidente Astro de Ogum (PMN) reprimiu a vereadora pelo tom contra o poder do qual ela faz parte, pedindo respeito ao parlamento. “Cada vereador tem que cuidar do seu mandato e deixar que cada um responda pelo seu mandato junto á população”, repreendeu. A discussão foi muito ríspida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *