Campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado em São Luís

vacinaA Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia neste sábado (15) a campanha de vacinação contra a poliomielite, com o Dia D, em uma grande mobilização que vai envolver toda a cidade para cumprir a meta de imunizar 70.957 pessoas.

O público-alvo da campanha são crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idade, que devem receber a gotinha que protege contra a paralisia infantil, uma doença já erradicada no Brasil, mas que precisa da adesão da população à vacinação para evitar a reintrodução do vírus no país.

A campanha vai até o dia 31 deste mês, e a Semus vai disponibilizar à população 63 postos de vacinação fixos, distribuídos em toda São Luís, além de 80 postos de vacinação volantes, que vão funcionar no Dia D, das 8 às 17h.

No total, 854 funcionários da Semus – entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes administrativos e outros profissionais – serão mobilizados durante os dias de vacinação. Somados a estas pessoas, outros 204 voluntários darão assistência para garantir o cumprimento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Além da imunização contra a pólio, a Semus orienta os pais ou responsáveis a atualizarem o esquema vacinal de seus filhos, pois segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, essa é uma condição indispensável para evitar o adoecimento das crianças. “Muitas doenças da infância podem ser evitadas com a vacinação; por isso, pedimos que as famílias fiquem atentas às vacinas obrigatórias e procurem os postos de saúde. O prefeito Edivaldo determinou empenho máximo no cumprimento da meta de vacinação e não mediremos esforços para que isto aconteça”, disse.

SOBRE A DOENÇA

A poliomielite (pólio) é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

3 pensou em “Campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado em São Luís

  1. Muito bacana essa campanha, precisa ser mais divulgada pois muitas famílias da nossa capital não tem acesso a internet para ficar sabendo. Estarei lá com minha filha logo no primeiro dia.

  2. vou avisar toda a familia e amigos para ficarem atentos as datas. é muito importate que nossas crianças cresçam saudaveis, todas precisam vacinar. muito bom o trabalho da prefeitura em se preocupar com a saude dos nossos filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *