Política maranhense em notas

CPI da Saúde solicita primeiras informações

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que investiga supostas fraudes no Programa “Saúde é Vida” dos anos de 2009 a 2014, realizou, na tarde desta terça-feira (11) a primeira reunião após a escolha de seus membros. Durante a reunião, os deputados discutiram o calendário para os trabalhos da Comissão e expediram ofícios para vários órgãos, bem como a solicitação de documentos que irão servir como objeto para a investigação. Entre as denúncias que serão investigadas pela CPI estão: desvio de verba, superfaturamento e obras inacabadas. Os dados mais aguardados são os da Secretaria de Saúde e da Auditoria.

Principais focos da CPI

ricardomuradOs parlamentares que integram a CPI não querem se dispersar em meio a tantas denúncias de corrupção da gestão do ex-secretário Ricardo Murad. Por isso, o foco será nos maiores escândalos das reformas e construções (ou não) de hospitais. Além do uso irregular de aviões. Somente as informações fartas de irregularidades do hospital Carlos Macieira, hospital de Rosário, Pam Diamante e hospital de Pinheiro, já darão muito trabalho para CPI.

Gil Cutrim dorme demais

gilcutrimatrasadoO prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, chegou com uma hora e meia de atraso para seu próprio evento no último sábado (8) quando lançou o Plano estratégico de políticas públicas. A filiação do prefeito ao PDT deveria ter sido anunciada oficialmente já no evento, mas com a irritação geral pelo atraso, foi adiada. O secretário estadual de Articulação Política, Márcio Jerry, que tomou o chá de cadeira entre 9h e 10h30, chegou a ameaçar ir embora para cumprir outros compromissos se o anfitrião não chegasse. Mas pouco depois da ameaça, Cutrim chegou. Ufa!

Líder do PT agradece Flávio

zeinacioO líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Zé Inácio, agradeceu ao governador Flávio Dino pelo apoio dado à presidente Dilma em um momento em que muitos “aliados” se escondem. Inácio estendeu os agradecimento ao presidente Humberto Coutinho e o prefeito Edivaldo, que novamente se posicionou ao lado da presidente. “Eu quero agradecer em nome do Governador Flávio Dino todo o seu secretariado que esteve presente […]. Assim como, Presidente Humberto, eu quero aproveitar e parabenizar também V. Ex.ª e agradecer pela mobilização que fez contar com a participação de quase todos os deputados desta Casa no evento […]. Assim como não posso deixar de destacar a presença firme do prefeito Edivaldo Holanda, que não só no momento na inauguração das casas, como também na inauguração do porto fez as honrosas homenagens também a Presidenta Dilma, mostrando que o prefeito da Capital, assim como fez no segundo turno, tem um lado, que é o lado de apoio em um momento difícil à Presidenta Dilma”, afirmou.

PT maranhense mais unido do que nunca

O PT do Maranhão nunca esteve tão unido em toda sua história. As Alas, que antes se digladiavam a cada reunião, parecem sequer existir hoje. No momento da crise do governo Dilma, estão todos unidos para buscar reforçar as forças favoráveis à petista no Maranhão. Um ponto marcante desta unidade deverá ser o anúncio do partido oficialmente apoiando o governo Flávio. A Executiva estadual se reúne na próxima segunda-feira (17), e o apoio oficial de todo o partido ao governo está na pauta.

Cargos escaparam pelos dedos

Outro ponto que tem unido os petistas maranhenses é a batalha pelos cargos federais. Porém, para aumentar o acolhimento a aliados, os petistas já praticamente dão como certa a perda de todos os cargos. Até mesmo o Incra, reduto antes cristalizado de domínio dos petistas maranhenses, será entregue ao PRB, do deputado Cléber Verde. Os petistas serão abrigados em outros espaços.

2 pensou em “Política maranhense em notas

  1. Eu acho correta a postura do prefeito e o governador se manter ao lado da presidente Dilma temos que fortalecer para trazer mais benefícios para o Maranhão, e esse programa minha casa e minha vida é fundamental na vida de muitas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *