Primeira edição do ‘CNH Jovem’ tem mais de 22 mil inscritos

cnhMais de 22 mil estudantes maranhenses se inscreveram na 1ª edição do CNH Jovem, programa do Governo do Estado que concede gratuidade da Carteira de motorista para alunos de escolas públicas. As inscrições foram encerradas na sexta-feira (31). Este ano, o programa oferece duas mil CNHs gratuitas, metade para os estudantes com melhores notas no Enem 2014 e as demais serão por sorteio feito pela Loteria Federal.

As inscrições vieram de, praticamente, todos os municípios do estado: 213 cidades maranhenses. Somente Água Doce do Maranhão, Buritirana, Fernando Falcão e Marajá do Sena não possuem candidatos. Com o fim das inscrições, o Detran-MA pôde identificar também que a maior parte dos inscritos é do sexo feminino, 59%, e 81% de todos os participantes pertencem às cidades onde o trânsito é municipalizado.

No total, 22.505 estudantes se inscreveram. Nesta segunda-feira (3), o Detran-MA divulga a lista final de candidatos aptos a participar do programa, segundo a triagem feita com base no Enem 2014. Mesmo quem fez o exame, mas deixou de comparecer a alguma prova, fica de fora.

Puderam se inscrever no CNH Jovem, estudantes com idade entre 18 anos e 21 anos completos, que cursaram e concluíram o ensino médio em escola da rede pública do Maranhão. Além disso, o programa exigiu que o candidato possuísse residência comprovada em território maranhense e tivesse participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício de 2014. Outra exigência era não ter sido condenado judicialmente, na esfera cível ou criminal, por prática ilícita segundo a legislação de trânsito.

Para o governador Flávio Dino, o grande número de inscritos nessa primeira edição do CNH Jovem confirma a importância do programa para a sociedade. “O CNH Jovem é um grande avanço social. Com ele, estamos eliminando um obstáculo financeiro que muitos jovens maranhenses enfrentam para tirar a carteira de motorista”, destaca. “O custo estimado atual para tirar uma CNH no Maranhão gira em torno de R$ 1.600, inviável para milhares de famílias”, lembrou o governador.

No CNH Jovem, todo o processo para tirar a habilitação é gratuito, desde os cursos até a impressão final do documento. “Serão investidos mais de R$ 3 milhões no programa este ano. O objetivo maior com o CNH Jovem é reduzir a ilegalidade e, consequentemente, diminuir a quantidade de acidentes de trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

As próximas etapas

A lista dos jovens selecionados para o CNH Jovem deste ano será divulgada no próximo dia 12, no Dia Internacional da Juventude, data em que o Governo do Estado receberá da Caixa Econômica a relação dos mil sorteados pelo sistema da Loteria Federal.  Os outros mil candidatos saem da classificação no último Enem, segundo o ranking de notas neste exame.

Depois de divulgada a seleção, os jovens terão o período de 20 de agosto a 30 de setembro, para comparecerem à sede do Detran-MA, ou a um dos postos avançados na capital e nas 15 Ciretrans, com os documentos exigidos pelo programa para realizarem a abertura do Cadastro RENACH. O candidato poderá optar pela categoria a que pretende iniciar o processo para de obtenção da 1ª CNH: A, B ou AB.

Uma vez aprovado nos exames de avaliação psicológica e de aptidão física e mental, o jovem selecionado no Programa poderá se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFCs) que tenha aderido ao Programa para iniciar o seu curso para a obtenção da carteira. A lista completa com os CFCs parceiros está na página criada para o programa: http://cnhjovem.detran.ma.gov.br/CNHJovem/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *