Política maranhense em notas

Futuro da Rede no Maranhão I

Ainda é incerto como será o partido de Marina Silva no Maranhão, que ainda não tem uma cara bem definida. O partido foi regularizado e está no momento gerido no Maranhão por um grupo formado por Sílvio Bembem (Administrador e Cientista Social), Gledson Brito (Professor e Historiador), Cláudio Moraes (Jornalista e Advogado) , Leidey Ana Rodrigues (Servidora Pública), Raimundo Nonato (Servidor Público), Mauro dos Santos (Estudante), Armstrong Lemos (Advogado) e Maria Leonor (Advogada).

Futuro da Rede no Maranhão II

A maioria dos membro da Comissão que controla a Rede é ligada à deputada Eliziane Gama (PPS). A deputada não deve sair do atual partido. Com o controle do PPS que já é seu e da Rede, com seus aliados, tem a garantia de dois partidos em seu palanque nas eleições de 2016. Gledson Brito, fiel aliado de Eliziane, já deu como certa a aliança em São Luís nas eleições do ano que vem. Mas Marina, pré-candidata a presidente em 2018 deixará seu reboque do PPS no Maranhão? Pode ser.

Futuro da Rede no Maranhão III

Mesmo com o controle de Eliziane, o partido mostra uma cara diferente com um coletivo de dirigentes sem a presença de caciques da política. Marina Silva pode mostrar que de fato quer fazer uma política se não der o comando de sua legenda para um político tradicional, com mandato no Congresso, que certamente tem mais votos a lhe oferecer em 2018. Mas dar uma oportunidade a estes que estão hoje e outros fora do controle de Eliziane que também tenham menos força da política tradicional e mais ideais.

Onde está o novo Regimento?

plenariocamaraA Câmara Municipal de São Luís discute há cerca de dois anos a mudança de seu Regimento interno. Entre idas e vindas do projeto, nunca se chegou ao consenso. Uma mudança urgente é a possibilidade de debate com um quórum menor do que o quórum para deliberação. Assim, mesmo que não ocorram votações, poderão ocorrer os debates, que dão visibilidade às atividades e geram as discussões que vão repercutir na imprensa e na sociedade. Afinal, parlamento é derivado do italiano parla – falar, discursar. A discussão é mais importante do que muitas votações.

Braga elogia atendimento no Palácio

fabiobragaEm conversa com jornalistas, o deputado estadual Fábio Braga afirmou que é amigo de muitos anos do secretário de Assuntos Políticos, Márcio Jerry. Braga negou que tenha ficado esperando à sombra de uma árvore para ser atendido no Palácio dos Leões. Ele disse que é sempre bem atendido pelo secretário no Palácio.

Das decapitações à ressocialização

A mudança no Complexo penitenciário de Pedrinhas em menos de nove meses é incrível. Antes, só o que se via de Pedrinhas era o caos, com rebeliões, decapitações e fugas de cinema. Agora, os detentos do presídio trabalham na implantação de uma fábrica de bloquetes de concreto. A experiência é o início do trabalho que visa dar ocupação aos sentenciados, como forma de reduzir a ociosidade no sistema prisional. Outras atividades de trabalho também são desenvolvidas. Hoje, 20% dos detentos já desenvolvem algum tipo de atividade laboral dentro dos presídios. A meta, ao longo de quatro do governo Flávio Dino, é chegar a um percentual de 50%.

1 pensou em “Política maranhense em notas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *