Política maranhense em notas

Propina de Sarneys desde a década de 80

roseanadecadade80O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) entregou à CPI da Petrobras cópias de documentos que seriam, supostamente, da contabilidade extraoficial da Odebrecht do fim da década de 1980. De acordo com o parlamentar, os papéis apontam o pagamento de propina para políticos como percentual das obras executadas pela empreiteira naquele época. Na lista estão Edson Lobão, o empresário Fernando Sarney, o deputado José Sarney Filho e a ex-governadora Roseana Sarney, entre outros.

Delator descreve detalhes do Palácio dos Leões

joaoabreuA investigação feita pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Maranhão sobre o pagamento de propina no precatório da Constran ouviu Rafael Ângulo, “braço direito” do doleiro Alberto Youssef. O agente do doleiro reconheceu o ex-secretário João Abreu em várias fotos e o mais curioso é que descreveu os detalhes das dependências do Palácio dos Leões e o interior da sala da Casa Civil, onde João Abreu despachava com os “convidados de honra” para a negociação do pagamento do precatório com a construtora Constran, envolvida no escândalo da Lava Jato. Está difícil para Abreu refutar o depoimento.

Ricardo Murad agora briga com Famem

ricardogilO desagregador Ricardo Murad resolveu agora também brigar com a Federação dos Municípios do Maranhão – Famem. A prefeita de Coroatá, Teresa Murad, mulher de Ricardo, pediu a desfiliação do município, alega que a entidade não atuou em defesa dos municípios que deixaram de receber recursos do Governo do Estado do famigerado programa Saúde é Vida. A Federação é presidida pelo prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim. A família Cutrim está em guerra com os Murad desde a campanha eleitoral do ano passado, quando o ex-secretário de saúde convocou coletiva para acusar o então presidente do TCE, Edmar Cutrim, de usar o Tribunal para achacar prefeitos.

Leitoa assume papel em favor de Edivaldo

rafaelleitoaCom a saída do deputado Edivaldo Holanda da Assembleia Legislativa, a administração do prefeito Edivaldo estava sofrendo ataques na Casa sem uma defesa mais sólida. O deputado Rafael Leitoa, do partido do prefeito de São Luís, assumiu bem esta postura. Leitoa rebateu as acusações descabidas do deputado Wellington do Curso embasado em números e documentos. Sobre a contratação do Instituto Superior de Educação Continuada-ISEC, defendeu a contratação lembrando que a função da Secretaria de Orçamento Participativo é de coordenar, dirigir, articular, supervisionar e acompanhar as prioridades solicitadas pela comunidade. Apresentando a Nota de Empenho, informou que a Secretaria fez a suplementação do contrato e o valor é para pagamento dos serviços, inclusive já executados pela Secretaria.

Cantor, prefeito e presidiário

gonzagajuniorO ex-prefeito de Presidente Vargas, e cantor Luiz Gonzaga Coqueiro Júnior, foi preso por forças policiais que integram a operação ‘Secos e Molhados’, executada pela Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic). Ele foi detido por força de mandado de prisão emitido pela comarca de São Mateus. Gonzaga Júnior é suspeito de fazer parte de uma quadrilha especializada em roubo de cargas que atuava no município e áreas adjacentes.

Manutenção no Cine Teatro da Cidade

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), informou que o Cine Teatro da Cidade de São Luís, no período de 18 a 30 de setembro, passará por breve serviço de manutenção para pintura da fachada. Nesta sexta-feira (18), serão montados os andaimes e na próxima segunda-feira (21) terão início os serviços de pintura. A direção do equipamento cultural acrescenta ainda que a programação do Cine Teatro funcionará normalmente neste período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *