Política maranhense em notas

Câmara no escuro

camarasaoluisA Câmara Municipal de São Luís não realizou sessão nesta segunda-feira (21) por falta de energia elétrica. Isso mesmo! Todo o prédio onde funciona o parlamento municipal estava se energia nesta segunda. Assim, por volta das 10h15, o vereador Chico Carvalho (PSL), no exercício da presidência, declarou que a sessão não seria realizada por questões técnicas. No final da manhã, técnicos da Cemar chegaram para identificar e resolver o problema para que a Casa volte a funcionar nesta terça.

Furtado, uma estratégia errada

O deputado Fernando Furtado tem se mostrado uma estratégia equivocada do governo, que lhe deu a oportunidade de assumir o mandato, sendo segundo suplente da coligação. O governo retirou da Assembleia Bira do Pindaré (PSB) e Neto Evangelista (PSDB), dois deputados experientes e qualificados para ajudar o governo no parlamento. Nos lugares deles assumiram Rafael Leitoa (PDT) e Fernando Furtado (PCdoB). Leitoa foi uma aquisição acertada que tem ajudado o governo e em um gesto à família Leitoa, sempre fiel ao grupo de Flávio. Furtado tem se dedicado a bater boca com o adversário político local, com expressões que não condizem com a história do partido. O episódio dos índios foi mais uma demonstração de como o deputado não combina nem com a postura do atual governo, nem com o PCdoB.

Outra declaração infeliz

marquinhosNão foi somente o deputado Fernando Furtado que foi infeliz em declaração neste final de semana. Ainda na noite da sexta-feira (18), o vereador Marquinhos (sem partido) deu uma declaração que merece nota de repúdio. Em um evento da prefeitura, ele começou sua declaração lembrando passagens bíblicas, quando soltou: “Eu espero que o anjo negro da morte visite a Dilma [Rousseff, presidente da República], porque ninguém aguenta mais”. Por mais que se tenha divergência com o governo petista, a infelicidade da declaração de Marquinhos foi maior do que a do deputado. Extremamente lamentável.

Licitação do Transporte

onibusO projeto tem causado muita discussão na Câmara Municipal. Após nova rodada de ajustes e discussões, a prefeitura enviou no último dia 11 o projeto de Lei para a Licitação do Transporte público em São Luís. O presidente do parlamento, Astro de Ogum, prepara cópia para todos os vereadores e quer discutir novamente para deixar o projeto bem amarrado com os vereadores. Ele anda irá convocar mais um Painel para discutir e não haver mais margem para desculpas de problemas ou desconhecimento do inteiro teor do projeto. A expectativa é até o próximo mês ele possa entrar em votação.

Comunistas filiam Álvaro Jardim em Arari

Ato de filiação de Álvaro Jardim no PCdo B foi prestigiado por lideranças políticas e partidárias estaduais.O PCdoB filiou o pré-candidato à prefeitura de Arari, Álvaro Jardim. O ato de filiação reuniu mais de 500 pessoas no Colégio Arariense. Álvaro é irmão do secretário estadual de Esportes, Márico Jardim. A filiação foi prestigiada por grandes lideranças políticas do Estado. O próprio Márcio Jardim, Márcio Jerry, Rosângela Curado, Zé Inácio, Simplício Araújo e Domingos Dutra foram alguns dos que prestigiaram o evento. O atual prefeito de Arari, Djalma Melo (PTB) também esteve na filiação e demonstrou apoio a Álvaro.

Educação no combate à extrema pobreza

Foto 2 - Governo leva ações pedagógicas para melhorar índices educacionais de BeláguaBelágua, a cidade mais pobre do Brasil, recebeu, durante três dias, a equipe técnica da Seduc para a 13ª Grande Ação Social do Mais IDH. O Farol da Educação, que foi totalmente revitalizado, se transformou no palco para a ‘Contação de Histórias’. A cidade recebeu o programa ‘Alfabetiza Maranhão’; ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com demonstração de materiais utilizados na formação de professores, cadernos de formação e de jogos, material reciclado ou reaproveitado; além de promover diversas atividades lúdicas com crianças da cidade e distribuir livros e revistinhas em quadrinhos para incentivar a leitura entre as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *