Festival de Cerveja Artesanal do Maranhão neste sábado

cervejaartesanalQuem não gosta de tomar uma cerveja gelada de vez em quando? Para fugir da rotina e “esfriar” a cabeça não é preciso muitas razões, não é verdade? Porém, na hora da escolha da marca fica difícil julgar qual cerveja é mais gostosa.

Mas para quem aprecia o bom gosto em uma bebida dentro de um mundo de possibilidades, uma coisa é certa: a cerveja artesanal é sem dúvida a mais saborosa.

Cervejas artesanais são aquelas produzidas quase que de “forma caseira”. Várias micro cervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos, ainda assim são consideradas como cervejarias artesanais pelo cuidado que têm com sua produção, indo desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos. O processo de fabricação de cervejas artesanais permite ao cervejeiro ousar na construção de sabores e aromas, o que já não é possível na produção de larga escala das indústrias de cervejas.

Todo o processo de produção é feito com muito cuidado por parte do cervejeiro, que de garrafa em garrafa, derrama atenção especial na escolha do estilo, rótulo e nome. É utilizada uma quantidade imensamente menor de conservantes, antioxidantes, estabilizantes, aromatizantes. Os ingredientes são diferenciados, com qualidade superior, selecionados em pequena escala. Maltes e lúpulos especiais, leveduras com cepas específicas.

Por isso, a cerveja artesanal permite uma rica experiência gastronômica, o que vai além de tentar agradar o maior número de consumidores, ela permite ser apreciada e se torna única em seu visual, cheiro e gosto.

A Associação dos Cervejeiros Artesanais do Maranhão (Acerva) fundada no ano passado busca integrar as pessoas que produzem cerveja de forma artesanal no Estado, divulgando e fomentando a cultura da produção caseira além de proporcionar ao consumidor um desafio inovador: a apreciação de novos sabores e aromas.

Para tanto, a Acerva tem realizado diversos eventos como encontros, palestras, e degustações dos mais variados tipos e estilos de cervejas, sejam eles já conhecidos ou frutos da criatividade, estudo e experimentação dos contemporâneos artesãos da cerveja.

Este ano será realizado o I Festival Maranhense de Cerveja Artesanal, no dia 14 de novembro nas dependências do Sports Club Calhau, das 14h às 22h. serão oferecidos 600 litros de cervejas artesanais produzidas em São Luís em três estilos diferentes: Blond Ale, estilo IPA (Indian Pale Ale) e estilo Weiss (trigo). Na ocasião será feita uma demonstração de brassagem – técnica de fabricação da cerveja.

“Queremos mostrar que é possível produzir cerveja de qualidade em casa e difundir essa cultura aqui no Maranhão”, frisou o Presidente da Acerva, Christiano Costa.

Além disso, o evento também vai oferecer uma mesa de frios a tarde toda, jantar, bebidas como refrigerantes e água. Tudo ao som de uma banda de Rock e DJ. Para quem pretende apreciar novos sabores de cerveja feitos de forma especial é bom se antecipar. Os ingressos são limitados para 250 pessoas. Mais informações pelo número: 98824-9497. Acesse também o link:

O QUÊ: I FESTIVAL DE CERVEJA ARTESANAL DO MARANHÃO

QUANDO: 14 NOVEMBRO – 14H ÀS 22H

LOCAL: SPORTS CLUB CALHAU

2 pensou em “Festival de Cerveja Artesanal do Maranhão neste sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *