Grande concurso para professores e eleição direta pra diretor: isso é mudança

educaçãoAções factíveis, sem grandes custos, mas com vontade política de verdade são capazes de mudar a educação. E com mudança na educação se muda a realidade de um estado de grandes desigualdades como o Maranhão. Duas ações começam a se concretizaram de forma mais intensa nesta semana e tiveram reconhecimento de personalidades do país. O lançamento do edital do concurso para professores do estado e a eleição de novos diretores para as escolas da rede estadual de ensino são atitudes que darão grande impacto na educação e no futuro do Maranhão.

O concurso para novos professores com ótimo salário é uma revolução no sentido de ter mais profissional para atender à demanda reprimida da população e motivados financeiramente. Do Rio de Janeiro, a professora Dulce Moura enalteceu a iniciativa do Governador Flavio Dino através das redes sociais. “Sou professora das redes públicas do Rio de Janeiro. Estamos longe desse piso inicial. Parabéns ao Maranhão!”, disse.

Da visão dos professores, muitos candidatos podem reclamar porque o concurso não permite a escolha do município para que cada um atue em seu município. mas é aí que está a mudança em favor dos que mais precisam.

O Maranhão está passando por uma transformação para tirar os municípios mais pobres da atual situação. É um pequeno sacrifício para os novos professores começarem atuando no interior, mas é preciso levar educação de qualidade com professores de alto nível justamente para estes municípios. Por isso, um salário condizente com carga horária de 40 horas.

Isto me faz lembrar que no início do governo Flávio, muitos aliados o questionaram o governador por fazer estradas e pontes que ligam pequenos municípios e povoados. “Com este dinheiro, poderia fazer o viaduto da Forquilha que é visível a muita mais gente e dá muito mais votos”, argumentavam. E Flávio retrucou: “de fato, eu ganharia muito mais votos. Mas se ninguém começar agora, nunca vamos acabar com a miséria do Maranhão”. E este o novo momento do estado vive. Um pouco de doação de todos para que o Maranhão possa sair do estado de miséria.

A outra ação que muda muito a escola pública do Maranhão é a eleição direta para diretores. Antes, os diretores eram indicados políticos, apadrinhados de deputados, desembargadores, secretários. Assim, a preocupação inicial do diretor era ser cabo eleitoral e depois pensar na educação. E pior, era indicado de acordo co sua capacidade eleitoral e não gerencial-pedagógica.

Agora, além de passar por eleição direta e ser um representante da comunidade escolar, os gestores passam por formação continuada e exame de certificação, por prova escrita. Serão diretores sem as amarras políticas e com capacitação suficiente para gerir a nova escola estadual.

Estes são apenas dois exemplos do novo momento da área em que o Maranhão mais precisa avançar. Associados ao programa Escola Digna, alfabetização de adultos e Bolsa Escola a mudança acontece.

3 pensou em “Grande concurso para professores e eleição direta pra diretor: isso é mudança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *