Saúde de Caxias reforçada com novas ambulâncias e postos ampliados

leocoutinhoCaxias dá mais um avanço na saúde com a entrega das chaves de 12 novas ambulâncias e a inauguração de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) reformados e ampliados. As solenidades aconteceram no sábado (19), e contaram com a presença do prefeito Leo Coutinho, do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho, da presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), Cleide Coutinho, secretários municipais, vereadores, além de lideranças políticas e da população em geral.

ambulanciascaxiasEm frente à Prefeitura, representantes de 12 povoados (Baú, Buenos Aires, Cabeceira dos Cavalos, Caxirimbu, Chapada, Rodagem, Brejinho, Nazaré do Bruno, Engenho D’água, Santa Rita, Santo Antônio e Caiçara) aguardavam a entrega das chaves das ambulâncias para as UBS na zona rural de Caxias. Entre eles, Francisco do Espírito Santo, líder comunitário do povoado Caiçara, localizado há 146 km do Centro de Caxias. “Quando alguém adoecia lá, para receber cuidados médicos tinha que chamar a ambulância de Coelho Neto ou então alguém fretava carro. As dificuldades de distância é muito grande. Com a chegada da ambulância, com um transporte próprio, tudo vai ser mais fácil”.

A aquisição dos veículos fazem parte de emendas parlamentares do deputado estadual Humberto Coutinho e da ex-deputada Cleide Coutinho, com apoio do governador Flávio Dino. “Há 10 anos atrás eu entreguei também ambulâncias. O tempo passou, modernizou, e hoje estamos entregando esses veículos 0 km para atender a população da zona rural”, disse Humberto Coutinho. “Estou muito feliz porque no governo passado eu não conseguia nada e dessa vez Flávio Dino, agradecendo e honrando o voto que recebeu dos caxienses, liberou minha emenda”, ratificou Cleide Coutinho.

Posto de Saúde CaxiasPostos de saúde

Em seguida foram realizadas as inaugurações dos três postos de saúde localizados nos bairros Itapecuruzinho, Trezidela e Baixinha. Todas as unidades básicas passaram por reforma e ampliação, com convênio da Prefeitura de Caxias junto ao Ministério da Saúde. As estruturas contam com consultório médico e odontológico, salas de observação, espaço para inalação, sala de vacinação e recepção para triagem. O período de funcionamento é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As 12 novas ambulâncias que irão contemplar a zona rural são um marco da nossa gestão, mas os postos de saúde também são uma grande conquista. Mesmo diante da crise, conseguimos concluir essas obras. Hoje, uma das maiores reivindicações da população é atendimento odontológico, então, procuramos comprar o melhor em termo de equipamentos e oferecer esse tratamento a comunidade, através desses novos postos de saúde. E estamos nos preparando para cumprir mais um cronograma de inaugurações na área da saúde no próximo ano”, declarou o prefeito Leo Coutinho.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *