O primeiro dia de Bilhete Único em São Luís

Equipe da SMTT distribui informativo sobre o Bilhete Único

Equipe da SMTT distribui informativo sobre o Bilhete Único

Os usuários do transporte coletivo da capital estão usufruindo do Bilhete Único. O sistema começou a operar a partir da meia noite deste domingo, beneficiando 760 mil usuários do transporte coletivo da capital. A iniciativa da Prefeitura de São Luís, implantada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), oferece vantagens como economia de tempo e mais opções para realizar a integração, que agora passa a ser feita em qualquer ponto de ônibus. Para orientar os passageiros, equipes da SMTT estão trabalhando nos terminais de integração e em pontos estratégicos da capital.

“Para chegarmos até essa etapa de hoje, com o sistema Bilhete Único funcionando nos coletivos, tivemos primeiramente que realizar um trabalho árduo de equalização do sistema de transporte, que se encontrava desequilibrado e deficitário. Durante todo esse tempo de planejamento da ação, fizemos as correções necessárias no sistema para poder implantá-lo, efetivamente”, reafirmou o prefeito Edivaldo.

Os ônibus que fazem parte do Bilhete Único estão identificados e diferenciados por três linhas: troncais, circulares e alimentadoras. As linhas troncais iniciam suas viagens no bairro, passam nos terminais de integração, seguem para os grandes corredores, e em seguida retornam (passando novamente nos terminais de integração) para o bairro de onde partiram. As linhas circulares são linhas que realizam percurso circular em São Luís, trafegando nos principais corredores da cidade, sem necessariamente atender a demanda específica e direta de um bairro. As linhas alimentadoras realizam seu trajeto somente dentro de bairros ou de uma região específica. Tem como objetivo garantir o transporte do bairro para algum terminal de integração.

Ao optar por conduções das linhas troncais e circulares, o passageiro tem 1h30 para embarcar em um dos ônibus no mesmo sentido, caso julgue necessário, sem precisar pagar uma nova passagem. Já nas linhas identificadas como alimentadoras, o usuário tem até 45 minutos para embarcar em outro ônibus em qualquer sentido.

As três linhas – troncais, circulares e alimentadoras – permitem que o usuário mude o sentido do trajeto em até 45 minutos, a partir do momento que passou o cartão de transporte. O monitoramento do itinerário será realizado por meio do sistema de GPS. O equipamento, que já funciona nos coletivos da capital, permite identificar, ao passar o cartão, o sentido do trajeto do usuário, ida ou volta.

Veja as linhas do Bilhete Único (Clique para ampliar)

16355_bilheteunico_meiapag_21

2 pensou em “O primeiro dia de Bilhete Único em São Luís

  1. Não está a funciana está é no rouba isso foi um maior que vocês encontraram pra rouba mais um pouco os pobres está sendo descontado sim .
    Se você pega um ônibus na Jaracati e desce no centro e pega outro é descontado novamente isso é um roubo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *