Com ampla participação, Edivaldo dá mais um passo para a Licitação do Transporte Coletivo‏

16432_audiencia_publica_sobre_transporte_publico_fiema_200116_fotobaeta12A Prefeitura de São Luís promoveu, nesta quarta-feira (20), no auditório da Fiema, audiência pública para tratar do processo licitatório do serviço de transporte público do município. Em meio a críticas construtivas e sugestões pertinentes para melhorar o serviço prestado na capital, vereadores, lideranças comunitárias e a população reconheceram que a atual gestão do prefeito Edivaldo é a primeira a encarar de frente os problemas do setor.

A audiência teve como objetivo possibilitar a participação popular de vários segmentos envolvidos na realidade do transporte público, tais como categorias e representações de usuários, líderes comunitários de vários pontos da cidade, vereadores, empresários do setor de transportes, instituições ligadas à defesa dos usuários de transporte público (Procon, Promotoria de Defesa da Pessoa com Deficiência, OAB, Empresa de Mobilidade Urbana), bem como expor para o conhecimento de todos os critérios analíticos, técnicos e jurídicos nos quais se baseiam a formulação do edital de licitação.

“Várias gestões passaram aí é a primeira vez que um prefeito realiza a licitação do transporte público dessa cidade, após anos de espera. Temos que reconhecer que o prefeito Edivaldo é o único que teve coragem de fazer isso. É claro que o nosso transporte não está uma maravilha, necessitamos de mais qualidade e isso virá com essa licitação”, disse Paulo Henrique, presidente da Associação de Usuários dos Transportes Coletivo, Urbano, Ferroviário, Rodoviário e Aéreo do Estado do Maranhão.

A audiência pública do serviço de transporte coletivo do município de São Luís foi coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Conduzida de forma democrática e transparente pelo secretários de Governo, Lula Fylho, e de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, a população presente teve direito a se manifestar de maneira livre, expor reclamações e cobrar respostas do poder público diante das dificuldades do transporte público na capital. Entre os principais pedidos, a oferta de mais ônibus – e que apresentem conforto aos usuários, novos abrigos e qualidade dos serviços prestados.

Os representantes da gestão municipal afirmaram que com a licitação do serviço de transporte coletivo de São Luís, a Prefeitura poderá cobrar das empresas a excelência do serviço oferecido à população. Acrescentaram também que o prefeito Edivaldo tem atuado com o máximo de empenho para suplantar as deficiências.

Várias medidas de melhoria do sistema de transporte foram implementadas pela atual gestão, tais como redução da idade da frota (cerca de 40% da frota renovada, isto é, 371 novos ônibus substituíram parte da antiga frota), inserção da biometria facial, recarga embarcada, bilhete único, intervenções que garantiram mais fluidez nos corredores facilitando o deslocamento de alunos e trabalhadores a seus locais de destino bem como outras melhorias do sistema.

Para o vereador Honorato Fernandes (PT), foi um momento oportuno para a população expressar o que realmente deve ser feito para aprimorar o sistema de transporte público da cidade. “Tudo ocorreu da forma mais democrática, quanto mais participação, melhor”, afirmou.

Vice-presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores de São Luís, o vereador Marquinhos (DEM) elogiou a inciativa e reiterou que a licitação tem que atender aos interesses somente do povo.

O líder do governo na Câmara, vereador Osmar Filho (PDT) reiterou que o prefeito Edivaldo terá sua gestão marcada na história pela bravura de ter concretizado uma licitação do transporte que há anos era aguardada pelos ludovicenses. “Enquanto outros prefeitos dessa cidade prometeram e não fizeram, o prefeito Edivaldo enfrentou o problema com vontade. Logo assim que concluída a licitação, o povo de São Luís terá um transporte público eficiente e de qualidade. Todos verão os benefícios e reconhecerão o esforço do prefeito”, assinalou.

Os vereadores Pedro Lucas (PTB) e Bárbara Soeiro (PMN) também entendem que os avanços serão consideráveis e declararam que, enquanto no papel de fiscalizadores, o processo está seguindo a sequência correta.

A publicação do edital deve ocorrer em fevereiro Logo após, o recebimento de propostas das empresas interessadas; julgamento e publicação dos vencedores; assinatura de contrato; início da operação em fase de transição e operação completa por parte das empresas operadoras.

10 pensou em “Com ampla participação, Edivaldo dá mais um passo para a Licitação do Transporte Coletivo‏

  1. Eu estou muito contente por mas um trabalho do nosso prefeito ,eu gostaria de dizer para o prefeito ,que aqui na nova aurora no cohatrac. precisa de mas um pouco de atenção pelos órgãos público.

  2. NÃO ACREDITO NESSA TAL DE LICITAÇÃO ME DIGA MEU NOBRE JORNALISTA COMO É QUE OS EMPRESÁRIOS ATUAIS DO SETOR DE TRANSPORTE COLETIVO DE SLZ ESTÃO FAZENDO INVESTIMENTO NA COMPRAR DE 371 BUS É O INVESTIMENTO DE APROXIMADAMENTE DE R$ 89.000.000.00 SE AS EMPRESAS NÃO TEM GARANTIA DE VENCER ESSA LICITAÇÃO QUE A PREFEITURA VAI FAZER, SO SE ESSES EMPRESÁRIOS FOREM LOUCOS EM FAZER ESSES INVESTIMENTO.

  3. O subprefeito Edivaldo, passou mais da metade do mandato dele prometendo essa licitação e agora no ano eleitoral ele vem fazer proselitismo tentando abocanhar alguns votos, deveria ter um pouco mais de respeito com a população inteligente da capital que não “compra” seu discurso prosélito.

  4. Estão rezando antes da missa. Renovação de frota, só se for para inglês ver, não existe renovação de frota, existe sim, alguns ônibus pintados, os que existe em fotos com a entrega pelo Prefeitos, é só “Migué”, depois recolhem a concessionária. O que se ver mesmo é ônibus velho todo pintado e reformado, é muita sorte quando se ver um novo zerado. Se tiver um ônibus novo zerado, para cada 100 ônibus velho vamos ter um final somente 80 veículos novo, é só, o resto é estória de carochinha.

    • Concordo com o Velho ai, o que existe mesmo é ônibus velho pintado e reformado, imundo, sujo e fendido, outro dia peguei um tal de Circular me sujei todo, ônibus velho de duas porta todo fudd, ainda rasguei minha roupa, descir ante do ponto e peguei um táxi, trabalhador, estudante e aposentado que depende de coletivo desta cidade, já está pagando os pecado, quando for prestar conta com o homi lá de cima(Céu), tá garantido a salvação.

  5. A iniciativa do Prefeito é louvável, ninguém tem dúvida, mas, estamos é longe de um transporte de primeira grandeza, de qualidade, devagar a gente chega lá, demora, mas, o importante é os primeiro passos, uma longa jornada se inicia, quem tem paciência espera, quem não tem vai de pé mesmo correndo.

  6. Acho graça que quem usa o argumento “e agora no ano eleitoral ele vem fazer”. Fico achando que essa pessoa acha que é melhor o prefeito em ano eleitoral nem sair de casa, já que qualquer ação é “eleitoreira”

  7. Agora sim! Essas empresas que durante anos nos atendiam com um transporte de péssima qualidade, agora terão que se adequar ou irão ser substituídas por outras que ofereçam um serviço de qualidade, Muito justo com a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *