Prefeitura realiza mutirão contra o mosquito da dengue nos bairros Camboa e Liberdade

combatemosquitoA Prefeitura de São Luís realizou nesta sexta-feira (29) um mutirão de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti nos bairros da Liberdade, Camboa, Sítio do Meio e Vila Gorete. A ação de combate, planejada pela gestão do prefeito Edivaldo, envolveu 313 agentes, 50 supervisores e 70 soldados do Corpo de Bombeiros. Durante o mutirão foram realizadas visitas de casa em casa para inspeção, tratamento de possíveis focos do mosquito e para aplicação larvicida em depósitos.

Os agentes de saúde e endemias visitaram 4.349 imóveis, sendo que 2.162 estavam fechados. Foram identificados focos do mosquito em 169 imóveis, segundo informou o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Pedro Tavares. Um total de 1.490 depósitos receberam tratamento com larvicida. “O mutirão é uma ação importante no sentido de mobilizar e sensibilizar toda a população da região no trabalho de combate ao Aedes e afastar o risco de epidemia de dengue, zika vírus e febre chikungunya”, disse o coordenador.

Durante o mutirão a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realizou nos bairros o recolhimento de todo tipo de objetos que pudessem acumular água, como pneus, sacos – uma recomendação fundamental para o controle do mosquito. Foram também recolhidos na ação materiais sem utilidade, tais como pedaços de madeira e metal, móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões velhos, entre outros.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde envolveu a superintendência da Vigilância Epidemiológica, Coordenação da Dengue – técnicos e auxiliares; representantes do Comitê da Dengue (Semosp, Caema, Pastoral da Criança); representantes da Estratégica da Família e Agentes Comunitários – quadro de supervisores da Dengue e agentes de campo; representantes do Corpo de Bombeiros e soldados militares.

1 pensou em “Prefeitura realiza mutirão contra o mosquito da dengue nos bairros Camboa e Liberdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *