Política maranhense em notas

Bloco da oposição melou

andrearobertoNão saiu o Blocão da oposição na Assembleia legislativa. Com a briga de foice entre Andrea Murad e Adriano Sarney pelo comando do Bloco, a maioria do PMDB decidiu não entrar na barca furada. O líder do PMDB na Assembleia, Roberto Costa, afirmou que o partido irá formar bloco apenas com o PROS. O motivo, segundo Costa, não seria a desavença, mas uma questão técnica para indicação de membros na Mesa e nas comissões.

Dobradinha e racha

A definição do Bloco do PMDB de hoje deixou duas situações expostas: a briga dentro do Clã Sarney protagonizada pelos herdeiros e a aliança – ainda que circunstancial – entre Andrea Murad e Roberto Costa, antes rivais ferrenhos na Assembleia. Como este Blog já tratou, Roseana quer diminuir o poder Sarney Filho e Adriano Sarney. Para tal, alia-se com Ricardo Murad e sua filha. De quebra, interessado no jogo, Roberto Costa se une, circunstancialmente a Andrea. Complicado? Mas existem mais meandros nesta teia que logo serão revelados.

Leitoa tenta tomar liderança do Blocão

rafaelleitoaApesar do governador Flávio Dino ter dito que gostaria da continuidade de seus dois líderes (Rogério Cafeteira como líder do governo e Eduardo Braide como líder do Blocão), o pedetista Rafael Leitoa se articula para tomar o posto. A articulação é para que o novo Blocão seja composto por PDT, PCdoB, PSDB, PEN, PRB, PSL, PT, PTdoB, PTC, Solidariedade, PMN, PSDC. Leitoa não pode esquecer que ele é suplente. Bira do Pindaré retorna até o final de março para o cargo e tira Fernando Furtado. Aí, basta Neto Evangelista retornar, que Leitoa dança.

Jurandy Theophilo vence eleição da AJE

DSCN0128_chapa_vitoria_1A chapa Atualiza, encabeçada por Jurandy Theophilo, venceu as eleições de mandato 2016/2018, para a diretoria da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA). O grupo saiu vitorioso sobre a chapa Somos Todos AJE, liderada por Jaqueline Moucherek, em pleito ocorrido durante a última sexta-feira (29), na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA). O placar contabilizou 67 votos contra 60 vencidos, e apenas um voto nulo, totalizando 128 votantes entre 132 eleitores aptos a participarem.

Zé Reinaldo diz uma coisa e depois desdiz

zereinaldoE mais uma vez o ex-governador Zé Reinaldo fala ou escreve uma coisa e depois desdiz. O titular deste Blog estava presente quando o ex-governador em uma conversa com jornalistas falou que estava praticamente fora do PSB e que ainda estava analisando uma nova legenda para se filiar. O deputado federal disse apenas que existia ainda uma pequena possibilidade de continuar. Depois, foi a O Estado do Maranhão e disse que foi “invenção”. Na mesma conversa com jornalistas na sexta-feira (29), Zé Reinaldo também afirmou que seu apoio a Eliziane Gama é irreversível. Ou seja, como o PSB deverá ter candidatura própria, deverá buscar outro caminho. Ora bolas!

Número de homicídios cai 25%

O mês de janeiro de 2016 apresentou queda de 25% no número de homicídios registrados na Região Metropolitana de São Luís em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do relatório mensal elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), enquanto em 2015 foram 84 ocorrências desse tipo, janeiro teve uma diminuição para 63, número que em 2014 foi de 87 homicídios. Considerando o número crescente que o estado apresentou nos últimos dez anos, quando a taxa de homicídio cresceu 330%, segundo o Ministério da Justiça, a queda observada na região metropolitana é expressiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *