Tratando de sanemaneto, Campanha da Fraternidade terá abertura Ecumênica

campanhafraternidadeA Arquidiocese de São Luís em parceria com o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), realizam a abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE), neste sábado (13), às 14h30, no Ginásio Castelinho. No Maranhão, o Conic é representado pelas Igrejas Católica Romana, Luterana e Síria Ortodoxa de Antioquia. A campanha desse ano tem como tema: Casa Comum, nova responsabilidade e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

As discussões sobre as temáticas abordadas nas CF’s geraram um diálogo fértil entre a Igreja Católica no Brasil e outras Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Atualmente, formado pelas igrejas Católica Apostólica Romana; Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Episcopal Anglicana do Brasil; Presbiteriana Unida do Brasil; e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

A programação contemplará uma celebração ecumênica, espetáculos teatrais, apresentação da proposta da campanha e será encerrada com uma missa presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário. São esperados milhares de fiéis das diversas Igrejas envolvidas na realização da CFE.

Diversas questões influenciaram a escolha do tema da CFE de 2016, dentre eles a “Peregrinação por justiça e paz”, do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Este destacou a necessidade urgente da superação do modelo de desenvolvimento que se baseia no consumo e na ganância; além da Encíclica do Papa Francisco LaudatoSí sobre o cuidado da Casa Comum. Para esse ano, a CFE tem como objetivo geral assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

Todos os anos é escolhido um tema bastante especifico, que sinaliza uma realidade que necessita ser transformada. E, de modo geral, os lemas explicitam a direção da mudança que se busca com a campanha daquele ano. Muitos dos temas escolhidos pela Igreja para serem tratados nas CFs, pautaram também discussões em outros espaços fora da Igreja. Podemos relembrar a campanha de 2014, que abordou o tráfico humano e que teve influência na produção televisiva do país.

O que: Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Onde: Ginásio GeorgianaPflueger (Castelinho)

Data: 13 de fevereiro, sábado

Horário: 14h30

Programação:

            14h30 – acolhida e animação

15h – Apresentação das igrejas cristãs do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC (Luterana, Síria e Católica)

             15h45 – Celebração Ecumênica

            16h30 – Teatro

            17h – Santa Missa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *