Herói de Aluísio Mendes é condenado pelo STJ por corrupção

Aluísio Mendes e Japonês da federal condenado por corrupção

Aluísio Mendes e “Japonês da federal” condenado por corrupção

O policial federal Newton Ishii, mais conhecido como “Japonês da federal” pelas aparições na escolta de presos da Operação Lava Jato, foi condenado junto com outros 18 policiais federais por corrupção. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso de três réus da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 e manteve a condenação ontem (15).

As investigações mostraram que os agentes facilitavam a entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A decisão do ministro Félix Fischer acata em parte o recurso de três réus, entre eles Ishii, e reduz a pena de um deles. O “herói” responde a três processos, derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa. Todos estão em andamento.

O deputado federal maranhense Aluísio Mendes (PTN) fez a maior festa para Ishii no mês passado o recebendo em seu gabinete e até convidou o policial federal para se filiar ao PTN. A amizade de Aluízio com o “Japonês da federal” foi amplamente repercutida na mídia sarneysta. O herói contra a corrupção que foi condenado justamente… por corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *