Política maranhense em notas

Troca-troca 1

partidos-políticosOs bastidores políticos fervem com o troca-troca de partidos. A janela encerra na sexta-feira (18). Ou seja, ainda teremos três dias de intensa movimentação de mudanças partidárias. Já aproveitaram a janela e confirmaram a nova legenda Cabo Campos (DEM), Stênio Resende (DEM) e Rogério Cafeteira (PSB). Mas o número de deputados que já decidiram mudar e os que ainda podem mudar é bem maior.

Troca-troca 2

maxbarrosJá estão certos que não ficam em seus atuais partidos os deputados Max Barros (PMDB) e César Pires (DEM). Outros deputados procuram partido, mas não falam abertamente, porque se não acharem, ficam onde estão. Ainda podem mudar Levi Pontes (SD), Edison Araújo (PSL), Fábio Braga (PTdoB), Júnior Verde (PRB), Ricardo Rios (PEN), Vinícius Louro (PR), Rigo Teles (PV) e Hemetério Weba. Serão três dias para fechar a questão.

Troca-troca 3

rosesalesNa Câmara Municipal de São Luís, a corrida também é grande de vereadores para definir o partido para disputar a reeleição. Rose Sales confirmou a saída do PV para ingressar na PMB. Este é o quarto partido de Rose neste mandato. Marquinhos confirmou a troca do PRB pelo DEM. Chaguinhas trocou o PSB pelo PP. Estevão Aragão (SD), Ricardo Diniz (PHS) e Sebastião Albuquerque (DEM) ainda buscam legenda.

Referência em transparência

transparenciaO Governo do Maranhão é referência nacional em transparência pública ocupando o topo na Escala Brasil Transparente (EBT) da CGU. A ascensão do estado do último ao primeiro lugar em apenas um ano de governo rendeu dois convites para apresentações em Brasília (DF), nos dias 15 e 17 de março, em dois importantes eventos nacionais sobre o tema, realizados pela Ouvidoria Geral do Distrito Federal. As palestras ministradas pelo Ouvidor-Geral do Estado, Marcos Caminha, da Secretaria de Estado de Transparência e Controle, demonstram como o Maranhão conseguiu deixar as últimas posições para conquistar o primeiro lugar no quesito da transparência. A nota 10 (dez) na transparência passiva foi conquistada em avaliação da Controladoria Geral da União (CGU) quanto ao cumprimento da Lei de Acesso às Informações.

“Ninar” é destaque na Assembleia

ninarO pioneirismo do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), inaugurado na última segunda-feira (14), foi tema de elogios na tribuna da Assembleia Legislativa. A importância da unidade – especializada em atendimento às crianças com problemas de neurodesenvolvimento, e, entre os quais, a microcefalia – foi ressaltada pelos deputados Rogério Cafeteira (PSB), Levi Pontes (SD) e Othelino Neto (PCdoB). O ‘Ninar’ integra vários serviços que já eram prestados pelo Governo às crianças com microcefalia em um único espaço, para maior facilidade de acesso e comodidade às crianças e suas famílias.

Rafael rebate questão da água de Timon

alexandreaguaO deputado Rafael Leitoa (PDT) classificou como “vale tudo” o factoide de Alexandre Almeida (PSD), que levou duas garrafas dizendo que seria uma amostra da água que é servida aos moradores de Timon. Leitoa recordou que Almeida ficou calado por oito anos de mandato da aliada Socorro Waquim e bebeu água suja. E, justamente, a água que saiu com algum resíduo, foi em virtude do trabalho constante de limpeza e manutenção. A empresa é obrigada é fazer 400 análises por mês e encaminhar esses relatórios para a Vigilância Sanitária.

Inconsistência política

rafaelLeitoa também destacou o desespero político de Almeida e seu modus operandi, sem se constranger com certas situações. “Não tem nenhum constrangimento em um dia ter processado o governador Flávio Dino e hoje fazer parte do bloco de governo; não teve constrangimento em ser líder da ex-prefeita Socorro Waquim e filmar em situações constrangedoras o candidato Edivar Ribeiro. É o jogo do vale tudo e podemos ter certeza que virá muito mais. Mas desmontaremos todos aqui, nesta tribuna”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *