Via Sacra reúne milhares de pessoas no Anjo da Guarda

Foto 2_Gilson Teixeira_24-03-2016- Via Sacra 2016 (2)Milhares de pessoas prestigiaram a encenação da Via Sacra, no Anjo da Guarda, na quinta (24) e sexta-feira (25). A peça é tradição do teatro maranhense e ponto alto das comemorações da Semana Santa na capital. O espetáculo conta a Paixão de Cristo e completa 35 anos trazendo novidades com adaptações ao roteiro original, à estrutura cênica e cenográfica. Muito esperada pelo público, nesta edição o espetáculo desenvolveu o tema ‘A face poética da verdade’, que ao longo da apresentação uniu rimas, métricas, jogos de cena e elementos de duas manifestações artísticas: a poesia e o teatro.

Em mais um ano, o apoio do Governo do Estado se consolidou como parceria salutar para a condução do espetáculo referência da arte maranhense. O secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, vê no apoio do Governo a valorização de uma das mais importantes manifestações artísticas do estado. “É um dos mais importantes e significativos eventos do nosso calendário artístico, momento em que as pessoas elevam sua fé e de grande relevância para o turismo. Nos alegra participar como gestão apoiadora e estimular esse evento”, destacou o secretário.

Para a superintendente de Ação e Difusão Cultural da Sectur, Jô Brandão, que prestigiou o primeiro dia da peça, a Via Sacra é o marco do teatro e das manifestações artísticas local merecendo todo o apoio do Governo. “Esse incentivo foi fundamental para que pudéssemos levar esse belo espetáculo à comunidade, mantendo a tradição das apresentações na Semana Santa”, ressaltou a presidente do Grupo Independente de Teatro Amador (Grita), Geane Soares. Segundo os organizadores, aproximadamente 400 mil pessoas passaram pelo local nos dois dias de evento.

As sete primeiras cenas foram renovadas com inclusões que se tornaram sucesso durante os 35 anos da apresentação – a Anunciação do Anjo Gabriel, o Nascimento de Cristo, a Matança das Crianças por Herodes. “Mergulhamos nas edições anteriores e trouxemos algumas cenas que foram bem aceitas pelo público. As cenas alteradas ganham destaque nessas novidades, pois valorizamos a Mãe de Jesus e a presença da mulher na história de Cristo”, explicou a diretora da Via Sacra, Fátima Di Franco.

Outra novidade é a presença do Cordel nas primeiras cenas como forma de dialogar com o tema do espetáculo deste ano, que aborda a poesia no teatro. A poesia e o teatro exaltados nos vários atos e momentos da peça, desde o poema do Anjo da Anunciação, de César Teixeira; na composição das músicas de Josias Sobrinho; no coral de Simão; na sonoplasta de Walber Bonfim, entre outros da equipe que fazem essa arte todos os anos.

O público se emocionou com a apresentação e como ocorre todos os anos, a emoção se manifestou nos rostos de milhares de pessoas. “Eu sinto que é uma grande honra poder assistir essa apresentação e cada vez que assisto vejo a mensagem para saber se estamos fazendo mesmo o que Cristo quer. Ele sofreu por nós e temos que lembrar sempre dele. É por causa dele que estamos aqui”, disse a aposentada Silam Diniz, 68 anos, moradora do bairro e que acompanha a peça desde a primeira exibição.

A estudante Marcel Resende Costa, 25 anos, já participou compondo elenco da peça e agora é expectadora assídua. “Sempre me emociono e agradeço por esse trabalho ser apresentado para nós todos os anos. Que as gestões possam sempre apoiar essa bela manifestação de fé em forma de arte”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *