Política maranhense em notas

Lobão arrisca pele para salvar o filho

lobão-e-lobinhoEx-ministro de Minas e Energia dos governos Lula e Dilma, o senador Edison Lobão resolveu licenciar-se do mandato. A jornalistas disse que estava incomodado em participar do julgamento do impeachment após quase uma década de dedicação a governos petistas. Diante do fato de já ter sido citado ao menos em 3 delações premiadas, chama a atenção a coragem de Lobão de abrir mão de um mandato, sob o risco iminente de ter de enfrentar um julgamento. Mas o motivo parece ser outro. Lobão preocupa-se é com o futuro de Edinho, que precisa de continuidade na política.

Governo paga salários dia 26

salarioO salário dos servidores estaduais do Maranhão será antecipado para o dia 26 de maio, no feriado de Corpus Christi. Assim, os servidores poderão aproveitar o feriadão prolongado com a grana no bolso, já que dia 27 será dado ponto facultativo. O governador Flávio Dino comemorou mais uma antecipação em meio à forte crise econômica “por força de gestão fiscal responsável”.

Artistas ocupam IPHAN

ocupaçãoiphanAssim como em outras capitais, artistas maranhenses se movimentaram pela volta do Ministério da Cultura. Um grupo de cerca de 20 artistas ocupou a sede do nstituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão. “É por todo o saber, é por todo o valor que está sendo usurpado da população. A cultura não é só coisa de artista, é direito de todo cidadão”, afirmou uma das ocupantes em rede social. Os manifestantes seguem por tempo indeterminado a ocupação e ainda aguardam para que mais manifestantes integrem o movimento.

Weverton critica ataque ao povo do Maranhão

wevertonO deputado Weverton Rocha repudiou os ataques preconceituosos e ofensivos sofridos pelo deputado Waldir Maranhão, na Câmara dos Deputados, que, por consequência, atingiram o povo maranhense. “Posicionamentos contrários não podem desencadear ofensas em nenhuma instância, devemos ter bom senso e respeitar o direito dos outros. O povo maranhense, reconhecido nacionalmente pela sua altivez, hospitalidade e por seu perfil trabalhador, não merece esse tipo de ataque desnecessário e preconceituoso”, ponderou.

Câmara Municipal debaterá caso Porto

IMG-20160518-WA0032Contrário à proposta de federalização do Porto do Itaqui, o vereador Honorato Fernandes (PT) propôs audiência pública na Câmara Municipal para debater o tema. O parlamento aprovou a realização de audiência, por ser de interesse direto de São Luís, com impacto significativo nas receitas da cidade. “Este é um debate necessário, pois será mais um retrocesso, dentre tantos outros já anunciados pelo governo ilegítimo de Temer, que afeta de forma direta o nosso Estado. Sou contra um novo porto na ilha, mas também sou contra qualquer manifestação neste sentido, pois o Porto do Itaqui é patrimônio do povo maranhense e, agora, por questões políticas, querem usurpá-lo. ”, destacou Honorato.

Parceria para asfalto em Ribamar

gileclaytonO prefeito Gil Cutrim (PDT) e o secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, acertaram o apoio do governo para o trabalho de recuperação da malha viária do município de São José de Ribamar. O setor da infraestrutura é um dos principais problemas, principalmente devido a ação do inverno rigoroso e a falta de recursos da prefeitura com a queda do FPM.  Os serviços beneficiarão os chamados grandes corredores urbanos da cidade – onde é intenso o fluxo de veículos e do transporte coletivo intermunicipal – e vias internas de bairros, o que deverá totalizar um trajeto de cerca de 10 km. Gil Cutrim apontou que somente unindo forças será possível vencer a crise financeira vivida pelo município e atender os anseios dos moradores.

Inovação servindo de exemplo

antoniopereiraA inauguração do Núcleo voltado para a saúde do homem no CEM do Filipinho chamou a atenção dos parlamentares da Assembleia Legislativa como exemplo para outras cidades do Maranhão. A criação de um espaço específico para o serviço é um feito inovador para as políticas de saúde do Maranhão. Antônio Pereira (DEM) disse na tribuna que irá tentar levar o exemplo a Imperatriz. “Vou fazer um documento e falar pessoalmente com o prefeito e com a secretária de Saúde de Imperatriz, para que possamos levar para lá esse exemplo que o prefeito dá em São Luís”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *